

*Motorista com passagens pela polícia, é investigado por furtar pneus que desapareceram da Secretaria de Obras
Um motorista de 41 anos, da Secretaria Municipal de Transportes e Obras, foi preso no fim da tarde desta quarta-feira (07), acusado de peculato. Ele teria utilizado do cargo de servidor municipal e furtado pneus de veículos.
A prisão foi efetuada pela Polícia Civil que cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça, além de dois mandados de busca e apreensão, na casa dos pais dele e na residência onde ele mora no bairro Aristides Vieira, em Três Pontas.
A polícia foi procurada pela Prefeitura para apurar o caso ocorrido no começo do ano. Servidores ao conferirem o estoque de pneus, descobriram que 24 haviam desaparecidos. A partir desta informação, os investigadores se mobilizaram para investigar o crime de peculato. As investigações apontaram para o suspeito e sua prisão preventiva foi solicitada ao Poder Judiciário. A polícia já sabe que quatro deles foram furtados pelo servidor.
As investigações continuam, pois, segundo o inspetor Guilherme Rodrigues, mais pessoas ainda serão chamadas para prestarem depoimento e novas prisões podem ocorrer. A polícia também já sabe como os pneus foram retirados do Almoxarifado, mas não revelou como.
“A gente acredita que ele não tenha agido sozinho e inclusive que alguns deles já tinham destino certo. Outros foram escondidos para serem vendidos posteriormente, apesar de ser um produto fácil de venda”, afirmou o inspetor.
O delegado Gustavo Gomes afirma que recebeu todo apoio da Secretaria de Obras, que trocou informações com a equipe da Delegacia possibilitando que as investigações avançassem de forma célere. Foi demonstrado totalmente interesse que o caso fosse apurado.
O celular do investigado foi apreendido e acredita-se que as investigações agora terão um outro ritmo, identificando outros envolvidos ligados ou não a Secretaria, receptadores e como ele desovava os pneus que são de modelos, tamanhos e tipos de veículos variados.
O motorista já foi preso diversas vezes, é envolvido em vários furtos em residências, mas por questões burocráticas do concurso público que engessa a administração pública dando garantias aos funcionários, ainda fazia parte do quadro de servidores. Mas isto, não lhe dá imunidade de ser investigado, demitido e não afasta de forma alguma a possibilidade de ser preso.

O servidor já foi desligado e será demitido formalmente. É fato que foi identificado falhas no armazenamento e na fiscalização dos materiais que são adquiridos para o patrimônio do Município no Almoxarifado. A Secretaria, segundo o delegado, ficou de melhorar estas questões.

















