Dois homens, de 32 e 50 anos, foram presos no último sábado (31), por envolvimento em pesca ilegal em um trecho entre o Distrito do Pontalete e a comunidade da Barra, na zona rural de Elói Mendes.

A ação ocorreu durante uma fiscalização ambiental realizada na região entre os municípios de Três Pontas e Elói Mendes, com foco no combate à pesca irregular. Durante o trabalho, os fiscais flagraram dois pescadores, moradores do Pontalete, realizando a atividade em pleno período da Piracema, quando a pesca é proibida por lei.

Além do flagrante às margens do rio, os policiais localizaram, na comunidade da Barra, um ponto utilizado para o abate e o beneficiamento dos peixes capturados ilegalmente.

Ao todo, foram apreendidos cerca de 200 quilos de pescado, que foram descartados no Aterro Municipal de Varginha, além de aproximadamente 50 redes de pesca, somando cerca de dois mil metros de extensão, e um veículo utilizado na prática. Os dois homens foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de plantão em Varginha, receberam multas que, somadas, chegam a aproximadamente R$ 260 mil.

O período da Piracema tem como objetivo garantir a reprodução das espécies, já que nessa fase os peixes sobem os rios em direção às nascentes para a desova. A proibição da pesca segue em vigor até o dia 28 de fevereiro.