Orientação é que romeiros não venham à cidade, não haverá missas com a presença de visitantes e restrita aos trespontanos. No dia 23, igreja estará fechada
Com a pandemia do Coronavírus, as missas e os encontros religiosos foram suspensos por envolverem uma grande aglomeração de pessoas. As plataformas digitais, como o facebook e o youtube se tornaram os novos templos dos fiéis.
Assim, a organização comunica que a novena (de 14 a 22 de setembro) e a festa (23 de setembro) serão realizadas de maneira diferente, de acordo com a Diocese da Campanha, Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda e Associação Padre Victor, responsáveis pela do Beato Padre Victor,
O pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, Cônego José Douglas Baroni, pede que todos os romeiros, peregrinos, devotos e também os paroquianos possam entender a nova forma da festa do beato, tendo todos os cuidados necessários. Várias atividades serão realizadas a partir do dia 13 de setembro, em outra dimensão, por conta da pandemia.
Não será montada nenhuma estrutura para receber romeiros e eles estão sendo orientados a não virem a Três Pontas. As celebrações das missas, durante a novena, entre 14 e 22 de setembro, terão presenças limitadas. Os padres que irão celebrar online serão apenas aqueles que residem na cidade. Não haverá confissões individuais, procissões e cavalgada, inclusive aquelas organizadas pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida em direção à Capela Santa Cruz, na Comunidade rural da Faxina.
Na Mina do Padre Victor, não haverá nenhuma missa e nem mesmo a tradicional feira dos vendedores ambulantes. “A festa social não será realizada, mas a religiosa sim, porque a missa, para nós, é uma grande festa. A Igreja nunca deixará de celebrar a festa de seus santos e beatos e, com Padre Victor, não é diferente”.
O objetivo é que todos os devotos celebrem intensamente a festa, mesmo de casa. É momento de os fiéis redescobrirem que, de fato, uma grande igreja doméstica está na casa de cada um e o Beato Padre Victor foi grande cuidador da vida humana, com amor enorme às crianças e aos pobres. Por isso, tudo está sendo mobilizado para que a novena chegue a todos. Além das missas, todos podem rezar conosco a novena no facebook e no canal youtube”, orientou Cônego Douglas.
As comemorações deste ano seguirão as restrições e as orientações sanitárias, inclusive da Secretaria Municipal de Saúde e dos Decretos Diocesanos do bispo diocesano de Campanha Dom Pedro Cunha Cruz.
A novena de 14 a 22 de setembro
As celebrações eucarísticas de 14 a 22 de setembro seguem diversos horários, mas com alterações. A novena será em quatro horários, sem a procissão da penitência no início da manhã – às 7h, 12h, 15h e 19h. Todas as celebrações serão online, pelas redes sociais – no facebook da paróquia e no facebook e canal do Youtube da Associação Padre Victor.
A partir de 1º de setembro, os trespontanos podem procurar o Escritório Paroquial e agendar o horário para participarem da celebração. As missas terão a presença apenas de 110 fiéis, exclusivamente de trespontanos, em cada horário. Ao fazer a inscrição, todos receberão um ticket válido para a celebração em que ele se inscreveu. O trespontano não pode entrar sem máscara e deverá ocupar os lugares demarcados nos bancos.
O pároco ainda orienta que, caso alguém que se inscrever para a novena, apresente qualquer sintoma ou mal estar, não vá a igreja, para não colocar em risco a si próprio e aos outros e permaneçam em casa. A igreja segue um rigor na realização de higienização. O tema deste ano será “Beato Padre Victor, um cristão que soube amar e servir: testemunho da compaixão e do cuidado. O lema a ser estudado “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele!” (Lc 10,33-34).
Abertura da festa
Um dia antes de iniciar a novena, no domingo, dia 13 de setembro, haverá uma missa solene no Carmelo São José, que está reservada aos celebrantes e às irmãs Carmelitas. Do Mosteiro, em seguida, sairá uma grande carreata com a imagem e a relíquia do Beato Padre Victor. Todos os devotos estão sendo convidados a participarem de bicicleta, moto, ou qualquer tipo de veículo. Por onde a carreata passar, os moradores poderão contribuir com a Pastoral Social, doando alimentos que são distribuídos para famílias carentes devidamente cadastradas na Paróquia e que são assistidas mensalmente o ano inteiro.
Dia de Padre Victor – Grande carreata pela cidade
No feriado do dia 23 de setembro, data da morte do Beato Padre Victor, muitas atividades religiosas estão programadas, entre elas duas missas. Elas começam de manhã. Às 7:00 da manhã, haverá a reza do Terço na Matriz, suplicando pela canonização do Beato.
Às 9:00 horas, haverá celebração litúrgica presidida pelo bispo da Diocese da Campanha Dom Pedro Cunha. Logo após a missa haverá uma grande carreata, que vai sair da Matriz. A carreata inédita, quer demonstrar a união de todas as três paróquias em torno da fé no Sacerdote que aqui evangelizou durante 53 anos. A carreata vai percorrer o território das três paróquias – D’Ajuda, D’Aparecida e de Nossa Senhora das Graças.
A outra novidade é que ela irá passar por todas as capelas urbanas, onde haverá paradas para bênçãos com a imposição da relíquia de Padre Victor. Nessa carreata, também acontecerá a arrecadação de alimentos, que podem ser deixados na porta de casa, onde uma equipe irá recolhê-los. A carreata retorna à Matriz.
As 19:00 horas, Cônego Douglas celebra a missa de encerramento da festa de 2020.
Fiquem em casa e acompanhe a festa
As paróquias da Diocese estão orientando para que ninguém faça romarias ou venha por conta própria. A Igreja ficará fechada durante todo o dia e as celebrações serão apenas com a presença dos sacerdotes e equipes litúrgicas.
Não haverá nenhuma barraca de apoio nas rodovias de acesso ao Município, nem mesmo na cidade, aquelas que distribuem cafezinho e água ou oferecem serviços de saúde.
Não haverá a procissão de madrugada que sai da Paróquia D’Aparecida em direção à Capela do Padre Victor na Faxina, nem a Caminhada e a Cavalgada que tem os mesmos destinos durante a novena. Nem mesmo na Mina poderá haver aglomerações e nem missa campal será presidida. A tradicional feira com os vendedores ambulantes que, nos últimos anos, foi realizada no Parque Multiuso está cancelada. “O nosso pedido é que nenhum romeiro venha, não haja romarias. Os trespontanos devem ficar em suas casas. A igreja estará fechada”, reforça o pároco Douglas Baroni.
Ele reintera que ainda não é tempo de estar visitando o túmulo do Beato Padre Victor, tanto é que ele está isolado. Foi colocado um gradil impedindo que as pessoas se aproximem e há orientações por várias partes da igreja, evitando que haja a transmissão da Covid-19.
O Cônego Douglas Baroni, como padre e responsável pela paróquia de Padre Victor, sente uma dor muito grande como sacerdote, de não poder acolher os romeiros e peregrinos este ano. “A sua dor é a minha dor, a sua tristeza é também a minha tristeza, as suas lágrimas também são as minhas. Estamos juntos e eu tenho como obrigação e dever rezar por cada um de vocês, devotos, fiéis e romeiros, que tanto confiam neste Anjo Tutelar”. Ele encerra pedindo que as pessoas continuem rezando pela canonização de Padre Victor e se cuidem para que logo se encontrem na casa de Deus, com perfeita saúde.