A Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira realizou nesta quarta e quinta-feira (9 e 10), a 1ª Feira Tecno-Futuro Sustentável, um evento inovador que aproximou alunos do curso técnico integral às oportunidades de trabalho, com foco em tecnologia e sustentabilidade. A Equipe Positiva esteve presente na feira, registrando o evento, e conversou com Gustavo Dixini Campos, professor das disciplinas de Introdução à Lógica, Algoritmos e Estruturas de Dados, Desenvolvimento de Software e Laboratório de Aprendizagens, e Edith Ferreira da Silva, supervisora e coordenadora do ensino integral, que compartilharam a importância dessa iniciativa para a formação dos jovens.

Dona Edith destacou o principal objetivo da feira: “A proposta da grade curricular é preparar o aluno para o mercado de trabalho. Então, já está na grade curricular do ensino médio em tempo integral oferecer para o aluno a oportunidade de se aproximar das empresas e ter uma experiência profissional real. Esse é o objetivo maior da feira”, explicou a supervisora.

Além disso, Gustavo complementou: “Modelamos a feira fazendo parcerias com o comércio local, com a indústria e outras empresas da região, que têm uma demanda crescente por jovens qualificados. Sabemos que muitos desses alunos ainda não têm experiência de trabalho, e apesar de iniciativas como o Menor Aprendiz, queríamos criar uma proximidade maior entre eles e o mercado.”

A feira proporcionou uma imersão prática para cerca de 120 alunos, que participaram de experiências reais nas empresas parceiras. “Os alunos estão recebendo os visitantes da feira, explicando sobre os processos que vivenciaram nas empresas e apresentando tudo o que aprenderam, seja na indústria ou no comércio”, continuou Gustavo.

Dona Edith também mencionou que a Associação Comercial de Três Pontas foi uma importante parceira do evento, ajudando a mediar o contato entre os alunos e o mercado de trabalho. “A Associação Comercial tem sido parceira na aproximação dos nossos alunos com as empresas locais, e essa colaboração é essencial para oferecer mais oportunidades de crescimento profissional para eles”, disse Edith.

Além de aproximar os alunos do mercado, a feira já está abrindo novos horizontes para o futuro. Edith revelou algumas das novidades que estão por vir na Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira. “Para o próximo ano, a escola vai oferecer dois novos cursos no ensino integral: agronegócio e informática básica. Em uma cidade agrícola como Três Pontas, o curso de agronegócio será de grande importância, e o de informática atende à crescente demanda por profissionais de tecnologia”, explicou.

O formato da feira foi pensado para que os alunos, além de adquirirem conhecimento, também atuassem como representantes das empresas parceiras. “A proposta era que esses alunos, após essa imersão, recebessem os convidados na ocasião da feira e representassem essas empresas”, detalhou Gustavo.

Edith reforçou que o evento continua teve ainda atrações musicais especiais organizadas pelos próprios alunos. A entrada foi gratuita, uma oportunidade excelente para toda a comunidade prestigiar o trabalho dos nossos estudantes”, finalizou a supervisora.

Além das empresas locais, a feira também contou com estandes de outras empresas de fora da cidade, todas ligadas aos temas centrais de tecnologia, sustentabilidade e futuro, mostrando a relevância e o alcance da iniciativa para a formação dos jovens.

A Feira Tecno-Futuro Sustentável se mostrou um importante elo entre a educação e o mercado de trabalho, oferecendo aos alunos experiências que vão muito além da sala de aula. Essa é uma oportunidade incrível para conhecer o trabalho dos alunos e apoiar o desenvolvimento desses futuros profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here