O Grupo Unis realizou no Centro Cultural Milton Nascimento, na noite desta segunda-feira (16), a solenidade de comemoração dos 20 anos do curso de Direito, na Faculdade Três Pontas, a FATEPS. A cerimônia de homenagens também serviu como abertura da Semana Jurídica da Faculdade e contou com a presença de autoridades jurídicas, políticas, representantes de instituições parceiras, como o Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), professores e alunos da FATEPS.

As autoridades ocuparam a mesa de honra no palco. De lá, eles acompanharam a entrega das homenagens em reconhecimento a participação de cada um para a chegada da FATEPS e depois a instalação do curso de Direito. Na mesa, ocuparam lugares de destaque – o professor presidente da FEPESMIG Dr. Luiz Carlos Vieira Guedes, o reitor do Unis e vice-presidente da FEPESMIG professor Dr. Felipe Flausino de Oliveira, o vice-reitor do Unis professor Dr. Ricardo Morais Pereira, o diretor da FATEPS professor Dr. Juarez Monteiro de Rezende, o coordenador do curso de Direito Professor Marcelo Figueiredo, o professor e mestre membro do Conselho Curador da FEPESMIG e ex-diretor da FATEPS João Victor Mendes de Gomes e Mendonça, o Juiz do Trabalho Dr. Fabrício Lima Silva, o prefeito de Três Pontas Marcelo Chaves Garcia, a secretária de Educação Mariane Pimenta Silva Ávila, o gerente de Secretaria da Segunda Vara Cível de Três Pontas, representando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dr. Givanildo Cornélio de Oliveira, os promotores de Justiça Dra. Ana Gabriela Brito Melo Rocha e Dr. Artur Forster Giovannini representando o Ministério Público de Minas Gerais, o presidente da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais Dr. Marcell Voltani Duarte, o delegado da Polícia Civil Dr. Gustavo Gomes e o provedor da Santa Casa Michel Renan Simão Castro.

Falaram durante a cerimônia, o presidente da FEPESMIG Luiz Carlos Guedes da importância deste momento e da formação de profissionais na área do Direito a partir de Três Pontas, na FATEPS, com o desejo que isto tenha vida longa e continue a inspirar e formar as futuras gerações de juristas.

O reitor do Unis e vice-presidente da FEPESMIG Professor Dr. Felipe Flausino de Oliveira, disse em entrevista à Equipe Positiva, que a FATEPS é uma unidade muito importante dentro do grupo, que contribui para o avanço educacional da região. São 20 anos formando centenas de profissionais no curso de Direito e não é só olhar para o retrovisor, mas é reafirmar e ratificar o compromisso com ensino jurídico também para as próximas décadas. “Pessoas que acreditaram em uma educação superior de qualidade agora estão comemorando”, acrescentou o reitor Felipe Flausino.

Mesa de honra da solenidade de comemoração dos 20 anos da Fateps

O coordenador do curso de Direito, professor Marcelo Figueiredo, destacou que o curso já é tradicional e de qualidade, com alto índice de aprovação na OAB e que entrega para a sociedade, profissionais capacitados, por isso um evento esta marca de 20 anos é importante para professores, colaboradores e também os discentes. Na FATEPS são aproximadamente 200 profissionais, entre professores e alunos no curso de Direito, que tem alta procura, pois o índice de aprovação é alto na prova da OAB que habilita o profissional a exercer a advocacia. Além disso qualifica para participar de concursos públicos em várias carreiras.

O diretor da FATEPS Professor Dr. Juarez Monteiro de Rezende, falou que a vinda do Grupo Unis para Três Pontas foi uma grande vitória para a comunidade acadêmica, estruturando a educação superior em Três Pontas. O curso de Direito veio coroar esta iniciativa e hoje tem uma grande vasão para o mercado de trabalho, pois todos os anos tem com grande aprovação na OAB, formando excelentes profissionais em Três Pontas e toda a microrregião.

O ex secretário de Educação e ex diretor da Fateps, João Victor Mendes foi homenageado e falou em nome dos demais

Quem tem bem vivo na memória essa junção de esforços para a chegada do Grupo Unis em Três Pontas, é o professor João Victor Mendes de Gomes e Mendonça. Ele falou em nome dos demais homenageados, entre aqueles que ajudaram na chegada da instituição de ensino no Município.

Na época, ele era o secretário de Educação e depois, mais tarde, se tornou diretor da FATEPS. Ele falou em nome dos homenageados e iniciou afirmando que valeu a pena, ao fazer memória a duas décadas. Ao lado da saudosa ex-prefeita Adriene Barbosa de Faria Andrade, o juiz de Direito Dr. Gilberto Benedito, p professor Stéfano Barra Gazola, o então presidente da OAB Dr. Evanilson Faustino, empunharam esta bandeira, de colocar em Três Pontas um curso de Direito, mas que não fosse mais um, mas o curso que pudesse ter um significado ímpar para contribuir para o mundo jurídico para a Comarca de Três Pontas e região, mas não somente nos limites do Poder Judiciário e o mundo jurídico, mas um curso que viesse fazer a diferença na vida da comunidade trespontana. Ao longo destas duas décadas, pode constatar que este feito está se tornando excelência do curso, de seus professores, dos alunos e dos formandos que estão atuando nas mais diversas áreas do mundo jurídico, estão fazendo a diferença. “Grande parte da evolução da cidade, se deve a FATEPS e ao curso de Direito, porque trouxe sobretudo um caráter de cidadania, de compromisso social, de construir uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, afirmou João Victor. Este foi um trabalho de muitas mãos. Hoje, o ex secretário de Educação não tem dúvidas de que tem a paz de espírito de dizer, que com esforço e união se construiu algo deixando um legado.

O presidente da FEPESMIG à época, professor Dr. Stéfano Barra Gazola, foi um dos homenageados, mas por problemas de saúde não pode comparecer. No entanto, ele enviou uma nota lida na cerimônia. No texto, Stéfano Gazola, que esta comemoração é fruto do trabalho de muita gente de bem, que doou um pouco de si para que pudessem chegar até aqui. “Não poderíamos falar da FATEPS e do seu curso de Direito sem lembrarmos de uma figura histórica para a cidade de Três Pontas e nossa instituição: a eterna prefeita Adriene Barbosa de Faria Andrade, que nunca mediu esforços para que Três Pontas tivesse sua faculdade. Na época, parecia muito distante da realidade ter um curso de Direito na nossa querida Três Pontas. Mas homens e mulheres se uniram, acreditando e dando o melhor de si para que isso acontecesse. Tomo a liberdade de citar aqui algumas pessoas, representando a todos que estiveram juntos nessa caminhada. O professor João Victor, grande amigo e entusiasta do ensino superior em Três Pontas e do curso de Direito nesta localidade, mobilizou tudo e todos para que este sonho se realizasse, motivando-nos, e com a credibilidade do seu nome, trazendo pessoas do bem com o mesmo objetivo. O Dr. Gilberto Benedito, que nos liderou até Brasília para defender a criação deste curso diante da OAB Nacional, dando já a tonalidade firme do que o curso se propunha a ser. O Dr. Evanilson Faustino, da nossa OAB municipal, que ofereceu sua credibilidade para que nosso curso de Direito tivesse o respaldo da classe jurídica e da nossa cidade de Três Pontas. O Dr. Clésio Andrade, que, com seu comprometimento, assinou rapidamente a portaria de funcionamento do curso. Eu poderia passar horas falando de pessoas e acontecimentos que nos trouxeram até aqui, o que não seria sensato nem objetivo. Porém, jamais poderia encerrar sem expressar minha mais profunda gratidão a todos e todas que mesmo conhecendo as dificuldades daquele momento, se prontificaram a sonhar e construir conosco. A vocês, gratidão, gratidão, gratidão. Desejo aos dirigentes da FATEPS, a todos os coordenadores que por este curso passaram e deixaram suas marcas, dizer: vocês tornaram o conhecimento do Direito mais vivo e humano”, registrou o cerimonial pelo ex-presidente da Fepesmig Stéfano Gazola.

Membros de instituições parceiras da Fateps – OAB, Poder Judiciário, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Ministério Público e Delegacia de Polícia Civil

Na lista destes homenageados que fizeram parte da fundação da FATEPS, estão: Professor Dr. João Victor Mendes, diretor da FATEPS à época da fundação; a ex-prefeita Doutora Adriene Barbosa de Faria Andrade (in memorian), o ex-presidente da OAB, subseção Três Pontas Dr. Evanilson Tadeu de Camargo Faustino, o ex-juiz de Direito Dr. Gilberto Benedito e Dr. Fernando Laua. Os dois últimos não compareceram na cerimônia. Dr. Fernando o primeiro coordenador do curso justificou sua ausência e Ana Flávia de Sousa e Loures, representou a família de Adriene.

Os coordenadores e diretores que, ao longo destes 20 anos, conduziram o curso de Direito da FATEPS tiveram o trabalho reconhecido e foram homenageados, sendo eles: professor Makvel Reis Nascimento, professor Dr. Evandro Marcelo dos Santos professor e mestre Marco Antônio Lopes Campos, professor Dr. Ricardo Morais Pereira, professora e mestre Camila Oliveira Reis Araújo e o professor Marcelo Figueiredo atual coordenador do curso de Direito.

As instituições parceiras ao longo destas duas décadas também foram agraciadas, o prefeito Marcelo Chaves Garcia, em nome da Prefeitura, representando todos os prefeitos, vice prefeitos, secretários e servidores que colaboraram com a FATEPS todos estes anos, o vereador e secretário da Mesa Diretora Maycon Douglas Vitor Machado, que representou todos os edis ao longo destes anos do curso, o Gerente de Secretaria da Segunda Vara Cível de Três Pontas, Dr. Givanildo Cornélio de Oliveira que recebeu a homenagem em nome do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Três Pontas Dr. Marcell Voltani Duarte, os promotores de Justiça do Ministério Público Dra. Ana Gabriela Rocha e Dr. Artur Foster Giovannini e o delegado da Polícia Civil Dr. Gustavo Gomes.

Por fim, a cerimônia festiva entregou homenagens também aos professores que se dedicaram ao sublime sacerdócio do ensino jurídico, que formaram gestões de profissionais, inspirando e guiando cada um em sua trajetória. Cláudio Marcirio Vidal Abreu, Estela Cristina Vieira de Siqueira, Julia Domingues de Brito, Marcell Voltani Duarte, Paulo Henrique Reis de Mattos, Paulo Roberto Teixeira, Raquel Monteiro Calanzani de Mattos, Rodrigo Teófilo Alves, Tamyrys Vieira Ramos, Valentim Calenzani e
Wallace de Souza Paiva Gomes.

A história de duas décadas 

Este momento é singularmente especial, pois se celebra duas décadas de um curso que não apenas transformou vidas, mas também deixou uma marca indelével na história de Três Pontas e de todo o Sul de Minas.

Em 2002, a FEPESMIG trouxe para esta cidade a primeira instituição de ensino superior: a FATEPS. Com esse gesto visionário, iniciou-se uma nova era, não apenas para Três Pontas, mas para toda a região, impulsionando o desenvolvimento por meio da educação e da capacitação de profissionais.

Dois anos mais tarde, em 2004, um novo marco foi alcançado com a criação do curso de Bacharelado em Direito. Para a comunidade trespontana, a chegada da FATEPS e do curso de Direito representou muito mais do que uma nova possibilidade acadêmica e cultural; foi a concretização de um sonho acalentado por mais de vinte anos. Esse passo trouxe estudantes de diversas cidades, gerou emprego, renda e impulsionou o crescimento da cidade no cenário acadêmico e jurídico, com um compromisso inabalável com a responsabilidade social, a defesa da liberdade e da dignidade da pessoa humana.
Desde então, o curso de Direito da FATEPS vem formando profissionais altamente capacitados para as mais diversas áreas jurídicas, integrando teoria e prática com excelência.

Nesses 20 anos, o curso não apenas preparou operadores do Direito, mas também transformou o cenário jurídico de nossa região. Com uma trajetória marcada pela busca incessante pela inovação, pelo desenvolvimento sustentável e, acima de tudo, pelo respeito à dignidade humana, o curso de Direito da FATEPS continua a desempenhar com maestria seu papel de transformar a realidade da nossa comunidade.

Semana Jurídica

A Semana Jurídica foi aberta logo após a cerimônia dos 20 anos da FATEPS. A palestra do Dr. Fabrício Lima Silva abordou o tema “A influência das novas tecnologias nas carreiras jurídicas’. A programação da semana segue até quinta-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here