

Por Renan de Paulo Lopes – Advogado
A alguns dias a Equipe + publicou a matéria “https://equipepositiva.com/oab-de-tres-pontas-realiza-acao-preventiva-contra-o-golpe-do-falso-advogado/”.
No entanto, outros “golpes” se utilizando do Poder Judiciário também estão recorrentes. O famoso “phishing” enfrenta um aumento alarmante no Brasil.
Criminosos têm enviado falsas intimações de processos trabalhistas, fiscais e até criminal por e-mail’s e WhatsApp, tentando enganar usuários para obter dados pessoais, bancários e até mesmo dinheiro para pagamento de “falsas fianças” para se livrar de um suposto processo ou até mesmo de uma “possível prisão”.
O TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) alerta que nenhuma unidade da Justiça Federal realiza comunicações por WhatsApp, telefone, SMS ou e-mail, especialmente sem solicitação ou cadastro prévio.
Já o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) recomenda atenção redobrada e algumas práticas básicas de segurança digital:
- Sempre verifique a origem das mensagens, acessando diretamente o site oficial da instituição digitando o endereço no navegador;
- Fique atento a erros de português, inconsistências visuais ou e-mails suspeitos;
- Desconfie de mensagens alarmistas, ameaçadoras ou com senso de urgência;
- Questione a veracidade do conteúdo: você realmente tem vínculo com essa instituição? Tem contas em aberto? Recebeu alguma notificação oficial?
- Use antivírus atualizado, firewall e filtros antiphishing;
- Ative a verificação em duas etapas nas contas digitais.
Foi vítima de um golpe? Procure um Advogado de sua confiança e se oriente sobre o que fazer!
Fonte: Karina Silvério – https://juristas.com.br/
