Por Loui Jordan
Por mais que a opinião pública fique dividida quando o assunto é vida extraterrestre, os cientistas tendem a ter uma visão menos otimista em relação a essa possibilidade. No entanto, um estudo recente apontou uma lista restrita, digamos assim, de sistemas estelares próximos a Terra que poderiam muito bem coletar e armazenar informações do nosso planeta há 5 mil anos atrás, claro, se alguma vida extraterrestre existiu ou existir nesses sistemas, estrelas e planetas.
Esse estudo “assinado” por vários cientistas do ramo foi possível graças ao trabalho de excelência do observatório espacial Gaia da Agência Espacial Europeia, que fez um compilado do mais possível e melhor mapa tridimensional de estrelas feito até o momento.
Para se ter uma base, foram identificados 1715 sistemas estelares, dos quais 46 estão em posição privilegiada para a observar o trânsito da Terra. Além disso, no que tange possíveis planetas habitáveis próximos, 29 foram registrados, fora as 319 estrelas bem localizadas. Contudo, o que se pode dizer é que a proximidade e as vantagens dentro desse mecanismo cósmico, faz com que alguns desses sistemas pudessem há milhares de anos ter investigado presencialmente ou mesmo à distância, a vida na Terra.
A discussão pode e deve voltar à tona com intensidade, porque os astrônomos e cientistas que quiserem de fato investigar vida extraterrestre, agora sabem muito bem por onde começar. No ponto de vista de uma estruturação cósmica organizada e ao mesmo tempo não controlada pelo ser humano, existe sim vida fora da Terra, basta saber que o Sol, por exemplo, é vida, se ele deixar de existir, os terráqueos morrem.
Entretanto, do ponto de vista de uma vida em “comunidade” fora da Terra, que não seja microbiana, é muito difícil, porque precisaria de uma coesão de elementos para fornecer essa possibilidade. Do ponto de vista matemático, ao mesmo tempo é muito possível quantitativamente dizendo, mas qualitativamente muito remoto.
O mais interessante é que essa lista imensa elaborada por astrônomos através de estudos, possibilita ter o entendimento, que caso exista algo fora da Terra, ou seja, em outro planeta, pode muito bem nos observar, ainda mais se tiver uma tecnologia semelhante a nossa. Dos 46 sistemas mais privilegiados, as transmissões de TV e até mesmo rádio, podem ser captadas por sinais, e vale frisar que esses meios de comunicação existem há décadas e décadas, o rádio há mais de um século.
Por fim, duas perguntas continuarão no ar. Se existe vida extraterrestre por que não se comunicam? E mais, por que o ser humano não tenta fazer contato direto? Bem, existem muitas especulações de todos os lados, algumas com bom embasamento, outras apenas conspiratórias. Uma coisa é certa, a partir de agora existem melhores locais a serem explorados e investigados, melhor do que isso, dados melhores do que esses, talvez demorarão a chegar.