Por Loui Jordan

Ontem, domingo (04), foi comemorada a Páscoa, uma data importante para o cristianismo, afinal de contas, representa a ressureição de Jesus Cristo. O dia tão celebrado no cristianismo, possui um elemento curioso, sua data. É interessante, porque é uma das poucas festividades em que não existe uma data fixa, digamos assim, ela pode variar, e essa variação depende de um cálculo interligado à astronomia.

A título de exemplo, em 2024, a Páscoa será no dia 31 de março, mas qual o porquê de tudo isso? Bom, antes de qualquer coisa, não é uma “matemática” tão simples, existem alguns eventos que dependem da páscoa em termos de calendário, a festa pagã do Carnaval, é uma delas, no caso, ocorre antes.

A “matemática” não é simples por dois fatores capitais, primeiro, a divisão geográfica posta através do hemisfério norte, e segundo, o tal equinócio. Vamos à explicação: a Páscoa depende de duas ocorrências astronômicas, são elas: o equinócio de primavera e após a chamada Lua Cheia. Ademais, vale lembrar que precisa ser celebrada no 1º dia da semana, de acordo com a tradição judaica.

Dito isso, o equinócio é o Sol, em um movimento aparente, cruzar o equador celeste, e isso não tem data fixa, é provável ocorrerem variações. Mais do que isso, a lua cheia só ocorre após o equinócio de março, portanto, não tem data fixa também. É preciso ter uma data definida, porque a partir daí as outras se definem, uma data é capaz de modificar todas as outras. Evidentemente que é possível fazer previsões e até ir além, como saber datas futuras, mas ela não será fixa em outros anos. Por fim, embora algumas religiões tenham celebrações diferentes para a Páscoa, todas elas acabam utilizando do filtro astronômico. O cálculo que é preciso fazer, passa por uma base toda dentro da astronomia, exatamente por esse motivo que a astronomia tem a capacidade de influenciar a vida na Terra, é muito semelhante ao que acontece com a geografia. Bem, se por acaso você esqueceu a data da Páscoa esse ano, saiba que em 2022 será no dia 17 de abril, um domingo é claro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here