*Ambas as candidatas escolhidas tem 17 anos e participaram do primeiro concurso
O Centro Cultural Milton Nascimento foi o palco de beleza, simpatia e originalidade, na noite desta quinta-feira (18), na eleição da Rainha do Viva Três Pontas Rodeio Festival. Com casa cheia, familiares, amigos e até torcidas organizadas que durante a semana se manifestaram nas redes sociais, foram prestigiar pessoalmente a final do concurso, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo. E se é rodeio tem narração o jovem narrador André mostrou sua performance ao público.
Além da Rainha, a Princesa foi escolhida por um corpo de jurados que teve muito trabalho. O corpo de júri só foi conhecido ao ser anunciado na cerimônia. Eles ocuparam mesas que ficaram em lugar de destaque no palco. A grande surpresa, é que entre eles surgiu a Rainha do Rodeio 2023 de Barretos, Fabiola Giane que também corou a festa trespontana ano passado, devido a falta de tempo de realizar o concurso na época. Ela não sabia, mas se tornou a embaixadora do Viva Rodeio, com uma faixa entregue pelo prefeito Marcelo Chaves Garcia.
No centro, um telão anunciava a segunda edição do Viva, versão rodeio. Foi ali que elas passaram e se apresentaram. As 10 finalistas escolhidas foram avaliadas em quesitos como desenvoltura, elegância, beleza e simpatia.
Foram duas apresentações para fazer a difícil escolha. Primeiro o desfile. Cada uma entrou no palco ao som de uma canção no estilo sertanejo/country. Elas ficaram a vontade, cumprimentaram os jurados e mostraram o potencial na passarela. Junto ao som, era ouvido os gritos vindos do público, que levantaram cartazes, faixas a cada apresentação. Algumas aproveitavam mais o tempo e talvez tenha sido um dos pontos fortes que definiu a escolha das campeãs. Teve até quem levantasse a padroeira dos peões do rodeio, a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Outro foi a desenvoltura. Cada uma delas respondeu a mesma pergunta. Sem tempo definido, as candidatas tiveram que ir a frente e justificar porque gostaria de ser a Rainha do Rodeio. Nas respostas, os mais variados sentimentos de pela primeira vez buscar representar a vocação pelo agro, a paixão pelo rodeio, a herança do conhecimento deixado pelos seus familiares ou a simples vontade de ingressar neste mundo das passarelas, independente do estilo.
As notas foram dadas e enquanto a organização somava o resultado, Gleiber Ribeiro cantou algumas canções sertanejas, modões e algumas palinhas de artistas que vão estar na festa no pátio da Fateps, entre os dias 02 e 05 de maio.
Tudo resolvido pelos jurados, vieram os agradecimentos. Começou pelo discurso do prefeito Marcelo Chaves que enalteceu o resgate da festa e apoio incondicional para que o Viva acontecesse, como a Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas (Acai-TP), a Câmara Municipal e a equipe da Secretaria de Cultura que foi mais uma vez impecável na organização do concurso liderado pelo servidor Maurinho Bueno.
O secretário Alex Tiso Chaves, chamou todos na frente e mostrou que não apenas nos momentos de críticas, mas nos momentos de comemoração é preciso valorizar o trabalho de sua equipe, que não é grande, mas se doa por inteira para que tudo dê certo. Eles registraram também agradecimentos aos apoiadores e parceiros que permitiram que o concurso fosse brilhante, como deveria ser, fazendo jus ao grande Viva Três Pontas Rodeio Festival que está por vir. O maior da história, algo que ninguém ainda viu na Capital Mundial da Fé, da Música e do Café.
Depois um suspense que sempre acontece neste tipo de evento. O mestre de cerimônia Glauber Reis, passou o resultado ao secretário de Cultura Alex Tiso e o presidente da Acai-TP Hugo Pereira Lima, os nomes da vencedores, anunciando primeiro Eveline Ferreira da Silva como Princesa e Giovanna Bárbara Sírio a Rainha. As duas tem em comum a idade, 17 anos e nunca competiram antes. Elas aproveitaram bastante o tempo de apresentação e tiveram uma desenvoltura muito boa ao falar dos seus desejos de serem rainha.
O evento também arrecadou como ingresso para acompanhar a final do concurso a doação de itens de higiene pessoal, que serão doados ao Carmelo São José de Três Pontas.
As outras candidatas Letícia Pereira Arantes, Raiane Oliveira Sousa, Sara Pereira Andrade, Gabrielly Ribeiro de Abreu, Laura Naves Figueiredo, Ana Clara Rodrigues Rosa, Bianca Pessi Rosa, Emilly Aparecida Hipólito Silvério, ouviram palavras de carinho e de que não devam desistir de seus sonhos. A própria embaixadora Fabiola, revelou que já ouviu muitos “nãos”, mas nem por isso desistiu. Este concurso deve ser o início de uma longa jornada destas jovens meninas que sonham com títulos importantes que podem conquistar daqui para frente. Todas elas receberam presentes oferecidos por patrocinadores.
Ao terminar, o trabalho delas começou. Tirar fotos para a organização, a imprensa, depois com familiares, amigos que torceram por elas e também por aqueles que se tornaram fãs e admiradores. A missão só termina depois que o Viva Três Pontas Rodeio Festival acabar. Até lá, disposição, simpatia para esbanjar a beleza que ambas tem, também em comum.