*Celebração reuniu fiéis, clero e autoridades na Catedral Santo Antônio

A Diocese da Campanha celebrou, junto a fiéis de diversos municípios e paróquias, membros do clero, religiosos, autoridades civis e eclesiásticas e leigos, a posse canônica de seu novo bispo, Dom Walter Jorge Pinto. A cerimônia marcou oficialmente o início de seu episcopado como 8º Bispo Diocesano da Campanha, vindo da Diocese de União da Vitória (PR).

A celebração na manhã deste sábado (17), foi realizada na Catedral Santo Antônio, em Campanha, que ficou completamente lotada. Fiéis da Diocese de União da Vitória, no Paraná, onde Dom Walter exercia seu ministério episcopal, enfrentaram cerca de 17 horas de viagem até o Sul de Minas para acompanhar de perto esse momento considerado histórico para a Igreja e estar ao lado do bispo no início de sua nova missão pastoral, vivida com gratidão, alegria e esperança.

A Diocese acolheu Dom Walter Jorge Pinto com gratidão, alegria e esperança, preparando-se para sua missão de promover a unidade e o anúncio de Cristo. Durante o período de vacância, a Diocese esteve sob a administração do Cônego Luzair Coelho de Abreu, após a saída de Dom Pedro Cunha Cruz, designado bispo do Rio de Janeiro, sua cidade natal.

Durante a cerimônia de posse, o Cônego Luzair fez uma mensagem de acolhida ao novo bispo, lembrando que a Diocese da Campanha é terra dos beatos Padre Victor e Nhá Chica e da Venerável Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, Nossa Mãe. Em sua fala, destacou:

“Os corações se encheram de alegria com causa da sua Eleição, como 8º bispo Diocesano”.

O administrador diocesano também apresentou um panorama da Diocese da Campanha, que se estende dos contrafortes da Serra da Mantiqueira às águas do Lago de Furnas, abrangendo mais de 15 mil quilômetros quadrados. A Diocese atende uma população superior a 850 mil habitantes, distribuída em 49 municípios e 73 paróquias, com uma região pastoral predominantemente rural, formada por 365 comunidades urbanas e 622 comunidades rurais.

A Diocese está organizada em oito foranias e se destaca pela forte piedade popular, contando com seis santuários, dois beatos — Padre Victor e Nhá Chica —, uma venerável — Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, Nossa Mãe — e um Servo de Deus, Dom Othon. Atualmente, há 24 comunidades religiosas, com mais de 105 religiosos professos, além de mais de 25 diáconos transitórios e permanentes, mais de 117 padres diocesanos, três seminários com mais de 40 seminaristas e leigas consagradas.

Ao encerrar sua mensagem, o Cônego Luzair afirmou: “Assim Campanha, o acolhe como novo bispo, o nosso pastor, com espírito de fé e esperança. Que ele seja um pai que corrige e orienta, um irmão que apoia e ajuda a caminhar, e um amigo em que podemos confiar em todos os momentos. Seja bem vindo Dom Walter Jorge Pinto, a Diocese da Campanha vos recebe com coração aberto”.

Conheça o novo Bispo da Campanha

Mineiro, Dom Walter Jorge Pinto nasceu em Ubá (MG), em 12 de fevereiro de 1963. Ingressou no Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana, em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia. Convalidou o curso de Teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG), por meio do Seminário Santo Antônio. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG) e possui mestrado em Fitotecnia.

Foi ordenado diácono em 2001 e sacerdote em 1º de junho de 2002, pelas mãos do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na Arquidiocese de Mariana. Em seu ministério presbiteral, atuou como pároco da Paróquia São João Batista, em Viçosa; administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, em Pedra do Anta; vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa; e pároco da Paróquia São José Operário, em Barbacena.

Também foi membro do Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Mariana, assessor da Pastoral Familiar, vigário episcopal por três anos, representante dos presbíteros, membro do Conselho Presbiteral, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.

No dia 9 de janeiro de 2019, foi nomeado pelo Papa Francisco como o quarto bispo da Diocese de União da Vitória (PR). Sua ordenação episcopal ocorreu em 30 de março daquele ano, na Igreja São João Batista, em Viçosa (MG), pelas mãos do arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Dom Walter escolheu como lema episcopal Propter Iesum et Evangelium (Por Jesus e pelo Evangelho).