

O Papa Leão XIV nomeou nesta quarta-feira, 2 de julho, Dom Pedro Cunha Cruz como o novo bispo da Diocese de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. A decisão, oficialmente anunciada pelo Vaticano e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), implica sua transferência da Diocese da Campanha, em Minas Gerais, onde ele exerceu a missão de bispo diocesano ao longo dos últimos anos. A CNBB, por meio de nota, manifestou saudação fraterna ao novo bispo de Nova Friburgo.
Dom Pedro deixa a Diocese da Campanha após quase dez anos de atuação pastoral marcante no Sul de Minas. Sua nomeação como bispo coadjutor da diocese ocorreu em 20 de maio de 2015, por decisão do Papa Francisco, e sua apresentação oficial aconteceu em 11 de julho daquele mesmo ano. Poucos meses depois, em 25 de novembro, ele assumiu como bispo titular, sucedendo Dom Diamantino Prata de Carvalho, OFM, tornando-se o sétimo bispo na história da Diocese da Campanha.
Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 16 de junho de 1964, Dom Pedro Cunha Cruz é bacharel em Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II (1984–1985). Além de seu trabalho como bispo na Campanha, desempenha também a função de bispo referencial da Pastoral da Educação e Cultura no Regional Leste 2 da CNBB, e integra a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.
Sua nomeação para Nova Friburgo representa uma nova etapa para a Igreja no Estado do Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que encerra um ciclo relevante e fecundo na Diocese da Campanha, marcado por seu zelo pastoral, pela valorização da formação do clero e pelo fortalecimento das pastorais. A data da posse em Nova Friburgo ainda será divulgada, assim como ainda não foi informado quem assumirá o governo da Diocese da Campanha.
