Varginha é pioneira no Estado de Minas Gerais, sendo a primeira cidade do interior, instalando um acelerador linear com a tecnologia mais avançada em radioterapia do mundo. equipamento de alta tecnologia vai beneficiar pacientes oncológicos do SUS de 52 cidades

O Hospital Bom Pastor, em Varginha, se tornou pioneiro no Brasil, ao receber um dos mais importantes equipamentos de tratamento oncológico do mundo. Esta é a primeira vez, que uma cidade do interior recebeu o aparelho que minimiza o sofrimento de pacientes que lutam contra o câncer.

A conquista é fruto de uma parceria da Prefeitura com o deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), que dividiram os custos para tamanho investimento. Foram R$10 milhões, sendo R$5 milhões destinados por emenda parlamentar e o restante do Município, para instalação do aparelho, que é referência no atendimento a pacientes de 52 cidades da macrorregião do Sul de Minas atendendo uma população de 900 mil habitantes. Hoje, existem apenas 16 aceleradores lineares como este no Brasil, instalados em capitais e grandes centros urbanos na rede hospitalar particular. Anteriormente, o tratamento para pacientes da cidade eram feitos a noite e os moradores da região eram atendidos durante o dia, facilitando o translado deles. Com o novo acelerador, o atendimento será feito em horário comercial, estendendo o funcionamento do Centro de Oncologia, até por volta de 19:00 horas.

Os pacientes receberão um tratamento de alta qualidade com radioterapia de intensidade modulada guiada por imagem, que localiza de forma mais precisa o tumor e os órgãos internos acometidos no instante do tratamento, minimizando o impacto nos tecidos e órgãos saudáveis ao redor.

A cerimônia de inauguração aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), e levou diversos prefeitos e vereadores da região, secretários de saúde, lideranças políticas do Sul de Minas e profissionais de saúde. Entre as autoridades, destaque para a presença do deputado federal Diego Andrade e o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacchereti. A presença dele foi um convite feito pelo deputado, que tem destinado recursos importantes para a saúde de Minas Gerais. A solenidade mudou a ordem de protocolos, já que Bacchereti tinha compromisso já assumido anteriormente em Divinópolis ainda de manhã. Por isso, ele foi o primeiro a falar.

Para o secretário Fábio, ter o novo acelerador linear duplica a capacidade, reduzindo o tempo, entre o diagnóstico e o tratamento de radioterapia, que é curativo muitas vezes e reduzindo o efeito colateral do tratamento. “A gente fica muito feliz de participar desta inauguração e de saber que a região tem uma atenção voltada a saúde, pelo deputado Diego Andrade”, afirmou o secretário de Saúde de Minas Gerais. Em seu discurso, ao citar o parlamentar se comprometeu a colocar uma visita a Santa Casa de Três Pontas para conhecer a Hemodiálise, na sua agenda dentro em breve.

Já o secretário municipal de Saúde Dr. Adrian Nogueira Bueno, afirmou que o acelerador linear representa um salto significativo na capacidade do Hospital de fornecer tratamento de radioterapia de alta qualidade. Com essa adição, o tempo de resposta será reduzido, garantindo um atendimento mais ágil e eficaz para os pacientes. “Sem dúvida, isso é, nós vamos reduzir o tempo de resposta e diminuir o efeito colateral da radioterapia, porque é um aparelho muito moderno. Então a população inteira da região ganha com isso”, acrescentou o médico.

O processo de busca por esta conquista começou quando o secretário em Varginha, ainda era Dr. Armando Fortunato e o resultado é fruto de parcerias. Especialmente ao deputado Diego Andrade, Dr. Adrian agradeceu as equipes de saúde envolvidas no atendimento oncológico no Hospital Bom Pastor e a parceria entre o prefeito de Varginha, Verdi Lúcio Melo e o deputado Diego.

Quem testemunha o sofrimento das pessoas é o coordenador do setor de Oncologia do Hospital Leandro de Paula Sarto. Por milhares de vezes, ele relata ver pacientes com olhos avermelhados de sono, as duas horas da manhã sendo submetidos ao tratamento, mesmo assim com um sorriso no rosto. Ele afirma que sempre fica feliz em oferecer o tratamento, mas triste de ver aquele sono. Mas a gestão robusta realizada pela Prefeitura e com a emenda parlamentar de Diego Andrade, o Hospital Bom Pastor tem agora, o melhor equipamento de radioterapia do mundo, com a tecnologia mais avançada e eficiente que vai trazer um tratamento com conforto e velocidade aos pacientes.

O deputado Diego Andrade revelou que em detalhes pela primeira vez, em um discurso que tratou de um câncer, detalhando que foi em 2001, que pegava estrada e tinha ir a São Paulo (SP) para se tratar. Na época, este acelerador ainda não existia e suas viagens eram sempre marcadas por sintomas horríveis que o tratamento provoca durante o translado. Coincidência ou não, foi a mesma época em que o ex-senador Alexandre Silveira também se tratou da mesma doença. Apesar de direções políticas diferentes, Diego e Alexandre atuaram sempre juntos em prol de Minas Gerais e foi através da parceria deles que estes recursos foram conquistados para a compra deste acelerador, com apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e o secretário de Estado de Saúde Fábio Bacchereti, que agilizou questões burocráticos para a compra. Em Varginha, ele encontrou o prefeito Verdi, que sempre buscou para seus moradores um equipamento mais moderno. Este, é mesmo que tem o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A importância deste equipamento vai além da tecnologia. Ele simboliza a esperança e o cuidado oferecido aos pacientes em sua jornada contra o câncer. “O paciente de câncer já está ali, sofrido, já está com o emocional abalado. E ter o atendimento próximo de casa, ter o atendimento aqui na região, é uma das coisas que sensibilizam também e faz toda a diferença”, destacou Diego Andrade.

Antes disso, Diego Andrade já havia destinado recursos para a reforma do Hospital, atendendo uma série de reivindicações de pessoas que estão sempre envolvidas com seu mandato e preocupadas com a saúde das pessoas, citando o nome de alguns médicos.

Por fim, Diego Andrade fez um apelo especial para apoiar o menino Enrico, cujo tratamento não é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Eu faço mais um apelo aqui, nós estamos quase lá, pra quem puder ajudar um pouco, fazer uma doação aí para o Enrico aqui de Varginha. É uma criancinha também que merece”, concluiu o deputado federal. O avô de Enrico empresta o nome à unidade oncológica.

O prefeito de Três Pontas Marcelo Chaves falou em nome dos gestores da região. Destacou o trabalho que o amigo prefeito Verdi realiza em Varginha. No discurso, enalteceu que não há palavras suficientes capazes de expressar a alegria e a gratidão pelo trabalho que Diego Andrade faz pelo sul de Minas, especialmente para Três Pontas, que também é atendida pelo Centro de Oncologia de Varginha.

O gestor anfitrião Verdi Lúcio Melo, revelou que o antigo aparelho usado no Centro de Oncologia é bastante antigo, vive dando problemas e deixa os pacientes 10, 15 dias sem atendimento até que fosse consertado. Outro problema é fazer o pagamento disso. Com o novo acelerador, com a tecnologia que este tem, vai garantir um atendimento mais humanizado. Ele agradeceu toda a sua equipe de trabalho, incluindo secretários, a gestão do Hospital Bom Pastor e especialmente ao deputado Diego Andrade. Verdi disse que muito mais importante que destinar os recursos, Diego abre as portas em Belo Horizonte e Brasília, interfere politicamente para que as coisas aconteçam. Neste caso específico, ele está ajudando a salvar vidas e amenizar o sofrimentos das pessoas.

A importância deste momento não pode ser subestimada. Representa não apenas um avanço na tecnologia médica, mas também um testemunho do poder da colaboração e do compromisso com a saúde da comunidade. Este é um momento para celebrar, mas também para reafirmar o compromisso contínuo com o bem-estar de todos os cidadãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here