
Em uma importante missão de intercâmbio técnico e científico, integrantes da delegação de Camarões estiveram no Sul de Minas para conhecer de perto a Cafeicultura da região, as pesquisas desenvolvidas pela EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), cultivares mais bem adaptadas na nossa região e diversas práticas que podem ser aplicadas na agricultura africana.
A comitiva conheceu diversos campos experimentais da EPAMIG, com destaque para o Campo Experimental de Três Pontas. A visita teve como foco principal o aprofundamento no cultivo da espécie arábica — também plantada em Camarões — e nas tecnologias e inovações utilizadas no manejo sustentável da cultura.
Além de Três Pontas, os representantes camaronenses também passaram por Lavras e Machado, onde participaram de visitas técnicas, visitaram lavouras de café e conheceram de perto o trabalho realizado nas unidades de pesquisa da EPAMIG. As trocas de conhecimento foram enriquecedoras e apontam caminhos para possíveis colaborações no desenvolvimento agrícola entre o Brasil e Camarões.
A delegação também foi recebida por autoridades locais. Em Três Pontas, acompanhados pelos pesquisadores da EPAMIG, Vanessa Figueiredo e Cesar Elias Botelo, os representantes da delegação foram recebidos pelo prefeito Luisinho, em seu gabinete, com quem conversaram sobre a importância da cafeicultura para o município e toda a região. As conversas contaram com o apoio do Dr. Paulin Martial Tchenzette, Ministro da Embaixada de Camarões no Brasil, que auxiliou com as traduções e a mediação do diálogo entre os participantes. Como gesto de cordialidade, os camaronenses presentearam o prefeito com cafés produzidos em seu país.
A presença da Embaixada de Camarões na EPAMIG simboliza o fortalecimento de laços internacionais e a busca conjunta por soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário. A visita foi marcada por momentos de aprendizado mútuo, reforçando a importância da cooperação internacional para o futuro do agro.
