

Uma tragédia na tarde desta quinta-feira (07), abalou a comunidade rural do Guaripu, em Campos Gerais. Uma criança de 10 anos morreu após cair em um secador de café e aspirar grãos, que obstruíram suas vias aéreas.
Segundo informações da Polícia Militar, os pais da vítima são produtores rurais e moram na comunidade. Eles relataram que, por volta das 17h, seus dois filhos — de 7 e 10 anos — brincavam no terreno da propriedade, onde há plantação, maquinários e estruturas para o tratamento de grãos de café. As crianças tinham o hábito de brincar diariamente no local.
Durante as brincadeiras, os pais ouviram gritos e correram para ver o que estava acontecendo. Ao chegarem, perceberam que o filho mais velho estava afundando em um espaço destinado à secagem de café, uma espécie de silo ou moega de cimento com cerca de três metros de altura, parcialmente preenchido com café em grãos.
A mãe ainda tentou segurar os braços do menino para puxá-lo, mas não conseguiu. O pai, então, conseguiu retirá-lo do café e, imediatamente, iniciou massagens cardíacas enquanto o levava ao pronto atendimento de Campos Gerais. No caminho, a família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encontrou a viatura no trajeto. A equipe prestou os primeiros socorros, já que a criança apresentava quadro inicial de asfixia e sufocamento.
No pronto atendimento, o menino foi encaminhado ao cardiologista de plantão. O médico relatou que a vítima chegou em parada cardiorrespiratória e foram realizadas várias tentativas de reanimação, sem sucesso e ele morreu. A causa da obstrução foi identificada como aspiração de grande quantidade de grãos de café que ficaram alojados na traqueia. Não foram encontrados sinais de lesões no corpo.
A Polícia Militar foi acionada e comunicou o ocorrido à perícia, que compareceu ao local para os trabalhos de praxe.
