O Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS I, chamado de Casa da Família, foi reformado e ampliado e a inauguração aconteceu nesta segunda-feira, dia 1º de julho. O serviço que é oferecido aos moradores desde 2004, exatamente a 20 anos atrás e foi inaugurado pela ex-prefeita Adriene Barbosa de Faria Andrade e o prédio leva o nome de Expedido Reis Frankilin.

A placa inaugural está preservada bem a frente, traz nomes de personalidades que já se foram, mas marcaram seus nomes de forma indelével na história de Três Pontas. Além de Adriene, a primeira mulher a governar a cidade, o então presidente da Câmara, vereador Mário Fernandes de Carvalho e Leila Maria Vila de Brito e Brito, secretária municipal de Assistência Social na época.

Descerrando a placa, o vereador Roberto Cardoso, o vice prefeito Luisinho, a secretária de Desenvolvimento Social Dona Cida Chaves e o prefeito Marcelo Chaves

A administração do prefeito Marcelo Chaves Garcia investiu de recursos próprios o montante de R$68.962,14 e a melhoria no imóvel foi feita pela Construtora Mineira Brasil Ltda. Foram criadas novas salas de atendimentos,a reforma da sala do Serviço de Convivência, instalação de ar condicionado, nova pintura e telhado na área externa de entrada, dando mais conforto aos usuários e servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.

A primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria Aparecida Chaves Garcia, citou as melhorias que foram feitas para acolher melhor as famílias e todos aqueles que buscam atendimento na unidade. A reforma interna faz com que a equipe multisciplinar, como psicólogos, assistentes sociais, orientadoras, possam fazer um atendimento mais privativo. Ela também orientou que são os CRAS I (com extensão no Distrito do Quilombo Nossa Senhora do Rosário) e II que as famílias devem procurar. Há um hábito antigo de se procurar a Secretaria, a Prefeitura e até mesmo os vereadores na Câmara para pedir ajuda. As unidades estão preparadas para acolher e orientar e identificar o que as pessoas e famílias realmente precisam. Os CRAS tem suporte e suporte capazes para entender a realidade e encontrar o caminho após avaliações que são feitas. Dona Cida tranquiliza que não há demora, o agendamento é rápido e o atendimento também.

Durante o expediente, crianças que moram nos bairros entorno são atendidas pelo Serviço de Convivência de Vínculo. Elas passam um período do dia, participando de oficinas, brincadeiras e desenvolvem atividades que buscam formar cidadãos conscientes e responsáveis pelos seus direitos e deveres.

Vice prefeito Luisinho deu o nome de Expedito Reis a Casa da Família quando ela foi inaugurada, a 20 anos

O vice prefeito Luisinho diz ser eternamente grato em poder fazer parte de mais um capítulo importante na história deste CRAS. É que em 2004 quando a unidade foi inaugurado, foi ele quem fez o projeto de lei que deu o nome de Expedito Reis a este serviço. “Hoje estou aqui, ao lado deste grande prefeito que entrou pela história como um dos melhores gestores que o Município teve”, destacou.

O prefeito Marcelo Chaves também recordou o tempo que foi secretário de Administração e Recursos Humanos na gestão 2001/2004, quando a Casa da Família foi inaugurada pela saudosa ex-prefeita Adriene Andrade. “Fico feliz de revitalizar e melhorar o espaço inaugurado por ela, em um local que temos um carinho muito especial que é a Mina”, refletiu o Chefe do Executivo.

Mais recente, em seu governo, a Feira da Festa do Padre Victor foi transferida para o local, que ganhou cercamento e melhorias vem acontecendo ao longo dos anos, para deixar a altura que as pessoas merecem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here