No momento em que o Governo de Minas Gerais, divulga novas restrições impostas através do Programa Minas Consciente que começam a valer neste domingo (06). O Comitê Extraordinário da Covid-19, decidiu novas imposições na onda vermelha após piora dos indicadores da pandemia em cinco macrorregiões de Minas: Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul. Dois indicadores foram fundamentais para isto: a incidência e espera por atendimento e a taxa de ocupação de leitos com filas em vários hospitais.
Veja as novas regras
Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;
– Proibição de academias, clubes e salões de beleza;
– Alimentação em bares e restaurantes – limitados até 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.
Alguns municípios já divulgaram que irão adotar as novas medidas outros que vão manter seus próprios decretos. A Prefeitura de Três Pontas aguarda comunicado oficial do Governo de Minas à Secretaria Municipal de Saúde para avaliar. O Comitê Covid-19 da cidade irá se reunir nesta segunda-feira (07) para também tratar do assunto.
Levantamento feito pela Equipe Positiva no início da tarde deste domingo (06), mostra que a taxa de ocupação era de 128%, com todos os 21 leitos de enfermeira e os 14 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados e 10 pessoas na fila de espera, aguardando uma vaga no Pronto Atendimento Municipal (PAM). Os números são dinâmicos e variam a todo momento. No sábado (05), chegou a ter 16 pessoas esperando internação.
Estrutura
14 leitos UTI
21 leitos enfermeira
Ocupação
14 pacientes na UTI
21 pacientes na enfermeira
10 pacientes aguardando internação
Total: 45 pacientes
Taxa de ocupação hospitalar
128%