A Comissão de Controle de Infecção Hospital e o corpo Administrativo, da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas, optou por limitar o número de visitas aos pacientes internados. A decisão foi tomada por causa do aumento de casos de Covid-19 que está sendo registrado na cidade e de internações.
A Santa Casa tem 6 pacientes internados com a doença na enfermaria e para evitar a proliferação de casos foi preciso adotar estas medidas restritivas, segundo o médico Dr. José da Silva Mota Neto (foto), responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospital. Estes pacientes não estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com sintomas leves, alguns chegaram até ao Hospital com outros sintomas, que não são respiratórios, outros estão até assintomáticos, mas como existe a prática de testar todos os pacientes antes da internação, foram diagnosticados com Covid. Dr. José Neto explica que eles tem sintomas de tosse mais seca, dor de cabeça, coriza, secreção nasal, sintomas de uma gripe mais leve. Interessante ressaltar que todos eles são idosos, acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco, mas estão com o calendário de vacinação em dia.
No último dia 14 de novembro, o município registrou mais um óbito por Coronavírus. A vítima é um homem de 58 anos, que havia sido internado no dia 14 de novembro e faleceu dia 30. Ele tinha várias comorbidades graves e não resistiu mesmo recebendo os cuidados na UTI. Com isso, Três Pontas tem agora 188 mortes provocadas pela Covid-19. A última morte registrada na cidade havia sido no final do mês de julho deste ano.
As restrições no Hospital diante deste cenário, passaram a valer a partir desta quinta-feira (22), limitando a apenas uma visita por paciente. O horário foi reduzido, entre 14:00 e 14:30 e não mais de 14:00 as 15:00 horas. Máscaras está sendo exigido em todo o ambiente hospitalar. Para os acompanhantes principalmente com Covid-19 é usado a N-95 que protege mais contra o vírus. Dr. José Neto, faz um apelo para que todos que vão ao Hospital levem sua máscara. A recomendação do médico é que todas as pessoas utilizem a máscara em clínicas médicas, postos de saúde e hospitais.
Neste período de festas de Natal e fim de ano, quando as famílias recebem visitas, pessoas vindas de outras localidades, a orientação é que se atentem ao uso de máscara e fiquem em alerta quanto a algum sintoma gripal. Se tiver algum sinal que possa ser a doença, não aglomere e procure o Pronto Atendimento Municipal (PAM) para ser testado. Se for diagnosticado com o Coronavírus, é fundamental fazer o isolamento corretamente, para evitar a proliferação dos casos e consequentemente de pessoas internadas.