
*O curso tem como objetivo fortalecer o papel dos cooperados e ajudar a fomentar nos jovens produtores o sentimento de pertencimento
Entendendo a importância do papel do cooperativismo para o futuro das propriedades rurais e do próprio agronegócio brasileiro, a Cocatrel lançou o programa Formação Cooperativista, um curso com conteúdos essenciais sobre o tema, voltados para fortalecer o papel dos cooperados e ajudar a fomentar o sentimento de pertencimento e protagonismo nos jovens produtores em processo de sucessão nas propriedades.
Para o vice-presidente do Conselho Administrativo da Cocatrel, Luiz Eduardo Vilela de Rezende, a união enquanto coop visa o bem comum e fortalece o homem do campo. “A Cocatrel surgiu da premissa de que a união faz a força, e a cooperativa só é forte pela presença de cada cooperado”, destacou.
O primeiro módulo do programa aconteceu no dia 11 de setembro e trouxe duas temáticas muito atuais: Cooperativismo e Governança Cooperativista. Para apresentar os conteúdos, a Cocatrel recebeu o professor José Aílton Junqueira, instrutor de promoção social e cooperativismo da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), referência nacional sobre o tema.
Neste primeiro módulo foram destacados elementos fundamentais do cooperativismo, como seu contexto histórico no Brasil e no mundo, além de definições e características centrais, como organização e estruturação. “Se o cooperativismo fosse um país, seria a oitava potência econômica do mundo. Isso é muito forte e comprova seu peso dentro de toda estrutura produtiva”, explicou Junqueira, reforçando a importância desse diálogo com os cooperados e, principalmente, com a nova geração de produtores. “É fundamental pensar na continuidade da cooperativa e do sonho cooperativista. Não podemos deixar essa história se perder. A Cocatrel sai na frente nesse sentido”, concluiu.
Para a cooperada Flávia Aparecida Cardoso Oliveira, o curso está superando as expectativas. “Estou saindo daqui com outra cabeça, muito mais ciente do que é o cooperativismo e muito mais apaixonada por essa nossa cooperativa, por tudo que ela faz pela comunidade e por seus associados”, comentou. O programa Formação Cooperativista ainda terá mais três módulos complementares: Gestão Estratégica, Gestão do Agronegócio, Mercado de Café e Sustentabilidade (ESG).
