A Prefeitura melhorou a estrutura de atendimento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Fabrício Fagundes Miari, em uma reforma que foi entregue oficialmente nesta quinta-feira (06).
A inauguração da reforma refez a homenagem ao jovem ex karateca Fabrício Miari que conquistou muitas medalhas no esporte e deixou muitas saudades, ao morrer vítima de um acidente automobilístico em 1996 com apenas 20 anos de idade. A mãe do homenageado, Dona Cirene Fagundes Miari estava extremamente emocionada.
A secretária de Saúde Teresa Cristina Rabelo Corrêa, é formada na área odontológica desde 1980 e sabe que o CEO é o sonho de todo dentista, porque historicamente a odontologia nunca havia entrado no Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos eram feitos pelos dentistas nas escolas para as crianças na faixa etária de 6 a 10 anos de idade.
O vice prefeito Luis Carlos da Silva era vereador na época da inauguração do Centro Odontológico e lembra que foi uma conquista da ex-prefeita Adriene Barbosa de Faria Andrade através do ex-senador Clésio Andrade. Ele foi paciente da unidade e hoje, participando de mais uma inauguração no mesmo local, contou que o CEO como toda estrutura precisa ser reformada. Com o trabalho realizado na Secretaria de Saúde, o apoio financeiro que a Administração vem recebendo e a liderança do prefeito Marcelo Chaves, as melhorias estão acontecendo por toda cidade.
CEO melhor e atendendo mais
Com mais privacidade com consultórios independentes e separados, a área interna do CEO está totalmente modificada, agora com seis cadeiras de atendimentos e não mais apenas quatro, como era separadas apenas por biombos e um único balcão, sem privacidade e correndo risco de contaminação. Tanto que no período da pandemia, o número de atendimentos caiu muito, já foi permitido apenas um paciente por vez.
De acordo com o seu coordenador, o dentista Alessandro de Paula Miari, a clínica odontológica faz atendimentos de média complexidade para pacientes da microrregião, além dos trespontanos, atende os municípios de Santana da Vargem, Coqueiral, Boa Esperança e Ilicínea. A unidade tem 12 profissionais dentistas e um auxiliar de saúde bucal para cada.
Com a reforma e otimização, duas outras especialidades serão atendidas, além daquelas que já existem como endodontia, cirurgia, periodontia, atendimento a pacientes com necessidades especiais e patologias.