O prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para regularização do título de eleitor para votar neste ano, se encerrou nesta quarta-feira (04) e houve fila no Cartório Eleitoral de Três Pontas.

Muitos moradores de Três Pontas e Santana da Vargem, da 273ª Zona Eleitoral deixaram para a última hora. Os serviços disponíveis virtualmente, também podiam ser feitos presencialmente, como emitir, revisar ou transferir o domicílio eleitoral do documento. Pela internet, os eleitores reclamaram da lentidão e instabilidade no site e aplicativo do TSE.

De acordo com a chefe do Cartório Maria Rosa Guimarães Miari, somente nesta quarta-feira foram realizados 174 novos títulos, deste total, são 93 títulos novos, a maioria de jovens. Foram realizadas 40 transferências para o Município de Três Pontas, 10 emissões de segunda via, 31 revisões de nomes, mas nenhuma de inclusão de nome social. Desde o dia 2 de maio, foram confeccionados 300 documentos solicitados on-line, que ainda serão  analisados para serem deferidos ou não.

Em relação aos jovens com menos de 17 anos, o TSE realizou diversas campanhas para incentivá-los a tirar o título de eleitor. A solicitação era possível inclusive para aqueles que ainda tenham 15 anos, mas que completarão 16 anos até o dia do primeiro turno.

A jovem Bruna Luiza Lourenço Assalino acabou de completar 18 anos no mês passado e foi ao Cartório Eleitoral. Ela quer votar neste ano pela primeira e acha importante escolher quem vai estar a frente do país e ocupando as cadeiras da Assembleia Legislativa, do Congresso, do Senado e da Presidência da República. Quem também vai votar pela primeira vez é o irmão dela, Luis Mateus de 19 anos. Os irmãos ficaram juntos na fila por mais de uma hora e ele não se arrependeu. Não foi antes ao Cartório por causa da pandemia, mas sempre quis votar. Com 19 anos, evitou pagar a multa e vai votar pela primeira vez.

O jovem Roger Batista de 21 anos, já tinha retirado o título on-line e foi ao Cartório Eleitoral para fazer a impressão do documento. Mas para não enfrentar o filão, agendou pela internet para ser atendido e por isso, foram apenas 10 minutos de espera. Ele já votou nas Eleições para prefeito e vereador.

A 273ª Zona Eleitoral tem o total de 50.941 eleitores, sendo 45.004 em Três Pontas e 5.937 em Santana da Vargem, mas os títulos emitidos neste último dia presencialmente ou pela internet, ainda não estão nesta soma.

A novidade para as eleições deste ano, é que haverá uma seção para presos provisórios, instalada no Presídio de Três Pontas. Nela irão votar os detentos que ainda não tem  condenação transitada em julgado. A transferência para esta seção é temporária. Ela depois é cancelada e o eleitor retorna a sua seção de origem.

Importante lembrar que os eleitores que votaram na Escola Municipal Edna de Abreu, retornam este ano para a Escola Estadual Monsenhor João Batista da Silveira, que no último pleito estava em reforma.

O sistema de cadastramento agora está fechado e só é reaberto após o período eleitoral, no dia 8 de novembro.

As Eleições deste ano acontecerão no dia 02 de outubro e se houver segundo turno será no dia 30 de outubro. O voto é obrigatório para pessoas com idades entre 18 e 69 anos, sendo facultativo para a população analfabeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here