

A Câmara Municipal de Três Pontas realizou, nesta segunda-feira, mais uma reunião ordinária, em uma pauta considerada tranquila, com quatro projetos de lei do Poder Executivo e uma Moção de Aplausos de autoria legislativa.
O destaque da noite foi a presença do comandante-geral do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Varginha, tenente Ulisses Silva de Oliveira. Ele está à frente da unidade desde fevereiro do ano passado, responsável pelo atendimento a 59 cidades do Sul de Minas. O militar solicitou o uso da tribuna para pedir o apoio do Poder Legislativo às demandas da corporação, com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços prestados à população trespontana.
Em sua fala, o tenente Ulisses destacou que, nos últimos cinco anos, o Corpo de Bombeiros de Varginha realizou cerca de 1.500 atendimentos em Três Pontas, entre vistorias, ocorrências de incêndios residenciais e florestais, afogamentos, acidentes e outros tipos de chamados. Ele explicou que já houve estudos para instalação de uma unidade no município, mas que a iniciativa esbarra em questões institucionais, como falta de efetivo e estrutura.
O comandante afirmou que o Corpo de Bombeiros busca estreitar cada vez mais os laços com os poderes Executivo e Legislativo municipais, ressaltando que não há registro anterior da presença de um comandante da corporação em uma sessão da Câmara de Três Pontas.
Ulisses disse ter vindo pessoalmente para expor as necessidades crescentes da instituição e demonstrar a importância do apoio local. Além do suporte de deputados por meio de emendas parlamentares, ele destacou que os vereadores também podem direcionar parte das emendas impositivas da área da saúde para o Corpo de Bombeiros.
O tenente lembrou que uma equipe da corporação atuou durante todo o Dia do Padre Victor, prestando atendimento a romeiros e moradores na Praça Cônego Victor, e reforçou que as maiores demandas atualmente são por viaturas, materiais e equipamentos.
“Na hora de um acidente grave, de um afogamento, de uma transferência médica, nós estamos sempre à disposição, 24 horas por dia, 365 dias do ano, com um trabalho sério, responsável, reconhecido e que salva vidas”, afirmou o comandante.
Ulisses também convidou os parlamentares a visitarem o quartel do Corpo de Bombeiros em Varginha, para conhecer a estrutura e o funcionamento da unidade.
Debate sobre instalação de unidade em Três Pontas
Ao anunciar a fala do comandante, o presidente da Câmara, Myller Bueno de Andrade (PSD), comentou sobre os entraves existentes para trazer uma unidade do Corpo de Bombeiros para Três Pontas, citando o número de habitantes como um dos critérios.
No entanto, o vice-presidente da Casa, vereador Rodrigo Alexandre Silva (Investigador – UB), (foto) explicou que a quantidade de moradores não é critério determinante. Ele lembrou que, quando foi instalado o Posto Avançado (PA) em Boa Esperança, o município tinha cerca de 39 mil habitantes, segundo o Censo de 2022, enquanto Três Pontas já contava com 55 mil.
Rodrigo afirmou não querer criticar a gestão da época (o ex-prefeito Paulo Luis Rabello), que na época optou por não implantar a unidade no município, reconhecendo que a decisão pode ter sido tomada por motivos administrativos. O vereador destacou, porém, que apesar das dificuldades — como a situação financeira do Estado, a falta de concursos públicos e a defasagem salarial dos profissionais de segurança —, é possível avançar com apoio político dos deputados majoritários Mário Henrique Caixa (estadual) e Diego Andrade (federal, PSD), articulando diretamente com a comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan.
Desde que concluiu a implantação do Núcleo da Delegacia Rural em Três Pontas, Rodrigo Investigador vem articulando para que o município também conte com os bombeiros, completando as forças de segurança locais. Enquanto isso, tem buscado realizar treinamentos com servidores e a formação de uma Brigada de Incêndio, para minimizar os impactos da ausência da corporação até que a unidade seja efetivada.
Outubro Rosa e outras falas do Plenário
A vereadora Valéria Evangelista Oliveira (PL) afirmou que, com o pedido formalizado dos Bombeiros, os vereadores podem agora buscar apoio político para fortalecer o Batalhão de Varginha, responsável por atender Três Pontas.
Durante o Pequeno Expediente, Valéria também agradeceu à Secretaria de Transportes e Obras por atender solicitações de serviços feitos por ela e dedicou boa parte de sua fala à campanha Outubro Rosa. A vereadora agradeceu aos colegas que usaram o bóton do laço rosa, símbolo da campanha de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. Ela participou do pit stop realizado na Praça da Fonte e divulgou o mutirão de exames promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, realizado no CIAMA no último sábado.
O vereador Alexandre Corrêa (PSB) destacou mais uma edição do Bota-Fora, realizada no bairro Cidade Jardim e adjacências, que contou com ampla participação dos moradores. Segundo ele, esta foi uma das edições mais demoradas, estendendo-se até o início da tarde.
O vereador Roberto Donizetti Cardoso (PL) iniciou sua fala parabenizando o prefeito Luisinho pelo aniversário. Em seguida, cobrou a execução da lei que aprovou recursos para a capina química. Segundo Robertinho, já se passaram cerca de seis meses desde a aprovação do projeto pela Câmara, mas a medida ainda não foi colocada em prática. Ele defendeu que a Prefeitura não utilize agrotóxicos para limpeza de mato e relatou que um vizinho seu teve um problema de saúde após utilizar um ramo contaminado com veneno para fazer chá.
O vereador Geraldo José Prado (PSD) agradeceu ao SAAE por atender solicitação de reparo em um problema de esgoto no Distrito do Pontalete, registrado no fim de semana. Ele não concorda que seja proibido o uso de agrotóxicos na limpeza urbana, destacando que o Lago de Furnas é cercado por cafezais onde há aplicação de venenos, e que a limpeza manual, embora mais segura, tem custo elevado demais.
Pauta: Plenário aprova inclusão do Parlamento Jovem no Conselho da Juventude
O primeiro projeto em análise tratou da adequação da composição do Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE). A proposta busca atualizar e tornar mais representativo o colegiado, substituindo as vagas antes destinadas a representantes de grêmios estudantis — hoje inexistentes em número suficiente — por dois representantes do Parlamento Jovem (PJ), programa que vem se destacando pela participação ativa de estudantes nas discussões políticas e sociais do município.
A matéria também reduz o número de representantes de entidades da sociedade civil e limita a três as vagas destinadas a secretarias municipais (Cultura, Lazer e Turismo; Educação; e Desenvolvimento Social e Habitação), com o objetivo de otimizar a composição e garantir maior eficiência nas deliberações.
Com a presença de jovens que se destacam no Parlamento Jovem, a vereadora Valerinha, presidente do programa, celebrou a aprovação e disse estar feliz em ver os estudantes motivados, participativos e engajados. O vereador Daniel Rodrigues (PV) também parabenizou os adolescentes e jovens, afirmando que estão “no caminho certo, participando desde cedo de decisões importantes que fazem toda a diferença”.
O projeto foi aprovado por unanimidade.
Demais projetos aprovados
Outros projetos relacionados a questões financeiras foram aprovados sem discussões no plenário. Um deles autoriza suplementação no orçamento municipal, por anulação parcial e excesso de arrecadação de dotações orçamentárias, no valor de R$ 12.434.466,31, destinados principalmente à manutenção da folha de pagamento dos servidores públicos municipais.
Também foi aprovado um crédito adicional de R$ 190 mil, garantindo o pagamento de obrigações referentes à amortização de dívidas originadas de operações de crédito. Esses recursos foram utilizados anteriormente na aquisição de equipamentos, máquinas e veículos voltados à infraestrutura viária, meio ambiente, limpeza pública e mobilidade urbana.
O último projeto do Executivo alterou a metragem da área construída de um imóvel desafetado por uma lei municipal de junho de 2023, propondo apenas a retificação da área construída para constar a metragem correta de 3.078,79 m², conforme alvarás expedidos pela Prefeitura.
Moção de Aplausos
Encerrando a reunião, foi aprovada Moção de Aplausos e Congratulações à senhora Maria da Conceição Rosa, de autoria da vereadora Valéria Evangelista. A homenagem reconhece o trabalho desenvolvido por Maria da Conceição e por seus filhos Mariana, Jhonny e Willian Rosa — este último, conhecido por promover concursos de misses que valorizam a beleza, a cultura e a força da mulher, especialmente do campo. A família vem ganhando destaque nas redes sociais, com ações sociais e apoio à realização de eventos de beleza em Três Pontas e região.
A próxima reunião da Câmara será na quinta-feira, dia 30. É que dia 27, será ponto facultativo porque no dia 28 será comemorado o Dia do Servidor Público, e como todos os anos, eles ganham folga e os serviços públicos não funcionarão. O Poder Legislativo acompanha o calendário da Prefeitura.
