A sessão ordinária desta semana da Câmara Municipal aprovou todos os projetos colocado em votação, porém, com vários votos contrários. A medida seria em repúdio ao Poder Executivo. A medida ficou bem clara nas falas dos vereadores logo no início da reunião desta segunda-feira (25).
Luciano Reis Diniz (PV) abriu as falas do Pequeno Expediente e aproveitou ao máximo os 5 minutos a que tem direito na Tribuna da Casa. Começou pelos parabéns a todos os envolvidos na implantação da Hemodiálise na Santa Casa. Incluiu a Câmara que aprovou vários recursos para a entrega deste novo serviço oferecido à comunidade trespontana. Mas principalmente aos deputados Caixa e Diego, os principais que aportam recursos financeiros de maior monta. Os dois de mãos dadas tem sido fundamental para Três Pontas.
Sobre a Festa do Padre Victor, ele enalteceu a grande presença dos romeiros e a organização religiosa. Mas acha que foi falho ainda a questão de infraestrutura. Segundo ele, faltou sanitários para os romeiros, no domingo a cidade ficou suja. Na quinta-feira (21), quando ele pediu que fosse retirado um entulho na Praça Cônego Victor, ouviu da Secretaria de Obras que ela não tinha nada a ver com isso, que se quisesse era para a Secretaria do Meio Ambiente e se ‘virar’. Ele com muita educação ligou para o Francisco Botrel e soube que a Secretaria de Obras não gosta de emprestar suas caçambas. A solução que encontraram, de acordo com Luciano, foi que o Meio Ambiente teve que alugar uma caçamba. E ai ele perguntou: “A caçamba é da Prefeitura ou do secretário de Obras”?. O Município teve que gastar dinheiro público porque um secretário tem ciúmes do outro. Na visão dele, a equipe é uma só e deveria estar unida. Luciano recriminou que homem está com ciúme do outro, o que é feio e o deixa muito triste. “Estamos aqui para servir a população, quem tem que levar os louros é o povo. E não fazer o ego particular de cada um”, desabafou.
Ele ainda comentou sobre o Viva Três Pontas, que acontece a partir de quinta-feira e declarou abertamente que é a favor da festa e do rodeio. Do rodeio por ser uma festa cultural, o que foi declarado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Caso ocorra maus tratos que procurem o Ministério Público (MP).
Sobre o MP, Luciano Diniz não entende a resposta que recebeu do órgão, que diz estar olhando a questão do Concurso na Prefeitura de Três Pontas, sendo que em Santana da Vargem, a promotoria obrigou o gestor a assinar um TAC. “A população precisa começar a ir ao MP e mostrar que não está satisfeita”, terminou Luciano Diniz.
O vereador Maycon Douglas Vitor Machado iniciou seu discurso, agradecendo pelas manifestações de carinho pelo falecimento de sua avó materna, Dona Rosa. Falou das divergências de ideias que tem com os colegas, mas ressaltou o apoio que recebeu e as palavras de conforto. Assim como foi muito bem atendido no Cemitério e na Prefeitura, para resolver questões burocráticas do falecimento dela. Ele aproveitou para chamar a atenção para o estado do Cemitério Municipal, que precisa de melhorias para ofertar dignidade para aqueles que falecem e seus familiares. Sobre a inauguração do Centro de Hemodiálise, parabenizou os deputados, colegas parlamentares e o provedor Michel Renan, mas chamou atenção quanto ao Pronto Atendimento Municipal, que está com uma estrutura que não suporta mais o número de atendimentos, por isso a situação é caótica.
Maycon parabenizou a Igreja e os organizadores da Festa do Beato Padre Victor e solicitou que o Poder Executivo verifique a possibilidade de nos próximos anos haver uma prioridade aos comerciantes da cidade, no aluguel de barracas da Feirinha, sem excluir os vendedores de outras cidades, mas priorizando os vendedores locais. Por fim, agradeceu aos servidores Cleomara e o Carlinhos, por acompanhar os jovens do Parlamento Jovem em mais uma jornada da Escola Legislativa. O tema para o próximo ano será a melhoria do ensino.
O vice presidente da Câmara, vereador Luan Donizete Elias (Luan do Quilombo – PDT), desejou condolências para o colega Maycon Machado e também ao vereador Geraldo Prado pelo falecimento de seu Tio. Luan, fez questão de lembrar e informar que no próximo domingo haverá eleições para a escolha da composição do Conselho Tutelar e convidou as pessoas a participarem. Sobre a inauguração da Hemodiálise na Santa Casa, agradeceu ao provedor Michel Renan e todo corpo clínico e ainda completou informando que as 32 máquinas já foram instaladas, viabilizadas por verbas destinadas pelos deputados Diego Andrade, Mário Henrique Caixa, entre outros, com o aval da Câmara e mais 8 serão instaladas, totalizando 40.
Luan do Quilombo parabenizou a Plenária do Parlamento Jovem em Belo Horizonte e reconheceu o ótimo trabalho feito com os jovens. Para finalizar, agradeceu ao deputado Estadual Dr. Maurício Carvalho, da cidade de Ouro Fino, pelos R$503 mil que já foram destinados na última quinta-feira (21). O recurso será utilizado na compra de um veículo para Assistência Social e o arco cirúrgico para a Santa Casa.
Já o vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior (Professor Popó) lamentou que por causa do trabalho não conseguiu ir na inauguração do Centro de Hemodiálise. No entanto, esteve na sexta-feira no local, disse e elogiou a estrutura. Falando em Hospital, lembrou que em um encontro dele e outros colegas com o deputado estadual Noraldino Júnior (PSB), pediram uma verba para comprar uma mesa cirúrgica, e isso foi concretizado. Além da mesa, mas algumas cadeiras e a balança que já estão no Centro de Hemodiálise, foram adquiridas com essa verba. Popó, ressaltou a contribuição do deputado Dr. Maurício que encaminhou verba para comprar o carro para a Assistência Social e o arco cirúrgico.
Sobre o Conselho Tutelar, Popó disse que a entidade presta um serviço fundamental na comunidade e salientou a importância dessa eleição de domingo. Pediu também mencionou que a Prefeitura de Santana da Vargem iniciou o serviço de castração, depois de receber várias reclamações e encontrou esta solução, assim como é feito em Três Pontas.
Professor Popó quer saber da Prefeitura quantas emendas já foram disponibilizadas pelo deputado federal Nikolas Ferreira. Por isso, quer que seja enviado ofício ao setor responsável com estes recursos. Isto porque, uma enquete mostrou que a população apontou que Nikolas é um dos parlamentares que mais colabora com o município. O vereador sugeriu que as pessoas se informem mais sobre política, uma vez que Nikolas nunca enviou emenda para Três Pontas.
Para encerrar, Popó repetiu que novamente ser contra o rodeio, no Viva Três Pontas, mas informou que o evento na cidade terão as normas cumpridas.
Já o vereador Luis Flávio Floriano (Flavão – PDT), noticiou que as pessoas estão roubando tampas de bueiros de algumas ruas da cidade, mas a Secretaria de Obras tem feito a recolocação desta proteção.
Ele pediu a colaboração dos moradores quanto a coleta de lixo. É que o caminhão passa de manhã e no início da tarde, as pessoas já colocam lixo novamente na rua e deixando grande sujeira. Flavão que completa 29 anos de casamento, mandou um abraço para sua esposa.
O vereador Sérgio Eugênio Silva (Cidadania) parabenizou a todos envolvidos na inauguração da Hemodiálise no Hospital e depois fez cobranças quanto ao Cemitério Municipal. Ele não entende porque não se faz um mutirão de limpeza para resolver os problemas do local. Ele também não concorda com os problemas internos que estão acontecendo na equipe do prefeito Marcelo Chaves. “Esta briga de egos não pode acontecer, é uma vergonha e a população não pode ser atingida nesta guerra. A gente sabe que o prefeito não quer tomar partido, mas as pessoas precisam ter a consideração que estão lá e ocupam cargos de confiança do prefeito”, opina Sérgio, que conclui dizendo que a Administração está indo muito bem, mas pequenos detalhes atrapalham.
Paulo Vitor da Silva (Paulinho – PP), parabenizou o provedor Michel Renan e os deputados pela inauguração do Centro de Hemodiálise e disse que cada cidadão teve sua participação na obra. Disse que vergonhoso uma cidade do tamanho de Três Pontas ter um Pronto Atendimento Municipal (PAM), onde os usuários precisam esperar em tendas.
O Cemitério também foi tema da fala da vereadora Maria Selena Silva (Caté – PSD), disse que ficou com vergonha da situação do Cemitério, precisando de uma limpeza geral, porque as pessoas estão cansadas de reclamar e nada ser feito.
Roberto Donizetti Cardoso (DEM), diz estar triste em ver novamente a situação que se encontra o Cemitério Municipal. Ele apontou algumas soluções, se propôs a destinar dinheiro de sua emenda impositiva para plantar gramas, o que já ajudaria. Sobre a Feira do Padre Victor, deveria começar fazer reformas antes do evento.
O vereador Geraldo José Prado (Coelho – PSD), diz que esteve no gabinete falando sobre o Cemitério que está uma vergonha e foi prometido que será resolvido. Ele tratou na conversa sobre estes problemas internos que estão ocorrendo na Prefeitura, de dois secretários que não conversam e tem brigado. Na fala que antecedeu a pauta de votações, Coelho antecipou que votaria contrário a todos os projetos e a qualquer projeto que fosse incluso na Ordem do Dia, como forma de repúdio.
Ao todo 12 projetos estavam na pauta de votações e outros 5 projetos foram inclusos. Conforme já havia antecipado, Coelho votou contrário a todos. Ele foi acompanhado por Robertinho e Luciano que votaram contrários a todos os que foram inclusos.