
Por Mariana Tiso, para Equipe Positiva

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Três Pontas realizou uma capacitação inovadora destinada a seus profissionais, com foco na abordagem transdisciplinar para atendimento aos alunos e usuários com diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento. O evento contou com especialistas renomados da área, que compartilharam seus conhecimentos e experiências sobre avaliação e intervenção em casos de deficiência intelectual, transtorno do espectro autista – TEA, dentre outras condições.

A superintendente da APAE de Três Pontas, Maria Rozilda Gama, destacou a importância da capacitação para a equipe da instituição, considerando as mudanças constantes nos métodos de avaliação e intervenção. “Sentimos a necessidade de capacitar cada vez mais nossos profissionais, pois as avaliações evoluíram e, hoje, utilizamos um sistema multidisciplinar. Toda a equipe avalia a criança e, a partir disso, traçamos os apoios necessários,” explicou Maria Rozilda.

O curso “Transdisciplinaridade e Raciocínio Clínico em Transtornos do Neurodesenvolvimento” foi ministrado pelo fisioterapeuta Matheus Ribeiro e pelo terapeuta ocupacional Marcos Chiang, do Neuroeducando – Centro Interdisciplinar de Terapias Lúdicas, localizado no Rio Grande do Sul. A formação teve uma carga horária de 16 horas e abordou temas como processamento sensorial, brincadeiras terapêuticas, estratégias de intervenção e raciocínio clínico.
Durante a capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos abordados, por meio de atividades interativas e estudos de caso. Essa abordagem permitiu um aprendizado mais dinâmico e aplicável à rotina de trabalho dos profissionais da APAE. Além disso, foram discutidos desafios comuns enfrentados no atendimento às crianças com transtornos do neurodesenvolvimento e estratégias para superá-los.
Segundo Marcos Chiang, a iniciativa da APAE de Três Pontas reflete um compromisso sério com a melhoria da qualidade dos serviços prestados. “A APAE está inovando ao trazer um olhar transdisciplinar, que permite um atendimento mais integrado e eficiente para os pacientes. Esse tipo de formação é essencial para que os profissionais tenham ferramentas mais eficazes no dia a dia”, afirmou o especialista.

O fisioterapeuta Matheus Ribeiro também ressaltou a importância da qualificação dos profissionais para aprimorar o atendimento prestado pela APAE. “O trabalho que a APAE de Três Pontas está desenvolvendo é um exemplo para outras instituições do Brasil. A capacitação contínua é fundamental para garantir que as intervenções sejam cada vez mais assertivas e eficazes”, destacou Ribeiro.
Além das palestras e oficinas, os especialistas compartilharam experiências reais de atendimentos bem-sucedidos utilizando a abordagem transdisciplinar. Essas trocas enriqueceram ainda mais a formação, proporcionando insights valiosos para a equipe da APAE.
Ao todo, 14 profissionais participaram do curso, sendo que inicialmente estavam previstas apenas 10 vagas, mas a APAE conseguiu disponibilizar mais quatro bolsas, para ampliar esta formação técnica. A capacitação reforça a missão da APAE de Três Pontas em oferecer um atendimento de excelência, adaptando-se às novas demandas e garantindo um suporte mais qualificado para as pessoas atendidas pela Instituição. O impacto dessa qualificação já pode ser sentido no dia a dia, com os profissionais aplicando novas técnicas e promovendo um cuidado ainda mais humanizado e eficaz.