Antônio do Lázaro, Luan e Maycon irão apenas trocar de cadeiras na Mesa Diretora. Eles foram eleitos presidente, vice e secretário, respectivamente. Maycon conquista feito histórico, sendo o vereador que mais ocupou a Mesa na história do Município
Antônio Carlos de Lima, 54 anos, vereador pelo quarto mandato consecutivo. Ou como gosta de ser chamado, Antônio do ‘Lazo’ do Quilombo, foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Três Pontas para o biênio 2023/2024. Ele venceu a Eleição da Mesa Diretora em uma disputa acirrada com Sérgio Eugênio Silva (Cidadania). Foram 6 votos a 5. O vereador Paulo Vitor da Silva (Paulinho – PP) desistiu da disputa quando foi iniciada da votação no Plenário. Os vereadores tiveram que anunciar um a um seus escolhidos para ocupar a Mesa principal da Casa Legislativa.
Do Partido Social Democrático (PSD), do qual ocupa a presidência é a sigla do deputado federal Diego Andrade, que segundo ele não interviu para sua eleição. Antônio na semana passada quis desistir da disputa, mas acabou convencido pelo colega Geraldo José Prado (Coelho – PSD). Os dois “vira a mexe” batem boca no Plenário, mas acabam se acertando depois quando a reunião termina. Aliás, foi numa atitude que Antônio teve com Coelho, quando mandou ele calar a boca e ameaçou a chamar a polícia caso não se ficasse quieto, foi colocou em risco a sonho da sua presidência.
Prova maior disso, foi quando Coelho questionou ainda no Pequeno Expediente a atitude de alguns colegas, se referindo a trairagem e falsidade na Casa, afirmando que não se pode confiar em ninguém. A partir daí, começou a ser conhecido na fala dos vereadores questões que formaram uma Eleição que ferveu nos bastidores. Coelho deu a entender que falava de Sérgio, por ter lançado sua candidatura. Sérgio respondeu e revelou que Coelho teria o procurado na Vigilância Sanitária para lançar uma chapa, para “derrubar” Antônio, mas ele não aceitou. Ele inclusive acrescentou que não fala de Câmara no seu trabalho na Secretaria Municipal de Saúde e alguém da Câmara teria a proposta feita por Coelho inclusive gravada em áudio. Justificando sua inscrição, disse que a disputa faz parte da democracia e que não sai nas ruas falando mal de ninguém.
Pois bem, a Eleição começou e Maycon Douglas Vitor Machado também desistiu de disputar o cargo de vice presidente e Luan Donizeti Elias, saiu da concorrência de secretário, por força da Lei Orgânica, que proíbe, já que ele é o atual secretário. Ambos são do PDT e mantém uma amizade fora da política.
A votação foi aberta e a ordem de votação também como rege a Lei Orgânica, começou pelo secretário da Mesa Luan, seguiu na bancada à esquerda (da Mesa Diretora) e terminou no presidente. E a decisão já foi dada no primeiro escrutínio, com a maioria absoluta, Antônio do Lázaro venceu. O que mais chamou a atenção foi a vereadora Maria Selena Silva (Selena Caté), que é do partido de Antônio, mas mesmo assim quis anular seu voto. A iniciativa inédita desde que o voto secreto foi abolido, gerou confusão. Maycon teve que consultar o Jurídico e ela foi orientada. Tinha duas opções: ou votava como todos os outros, ou se retiraria do Plenário, não participava de nenhuma das votações, inclusive dos projetos já aprovados e levaria falta, com desconto no seu contra-cheque no fim do mês. Selena pensou e diante disso, votou em Sérgio Silva. Sérgio recebeu 5 votos – de Luan, Robertinho, Flavão, Selena e dele mesmo. Já Antônio foi votado por Coelho, Luciano, Professor Popó, Paulinho, Maycon e ele. Paulinho foi decisivo. Pela proximidade que tem com Sérgio, se esperava que ele votasse no colega que senta ao seu lado, mas ele preferiu votar em Antônio, quem ele disse anteriormente que não votaria.
Para o cargo de vice, a disputa não foi tão apertada. Restando apenas Luan e Robertinho concorrendo ao cargo, Luan do Quilombo venceu por 7 votos a 4. Luan foi votado por Luciano, Popó, Flavão, Sérgio, Luan, Maycon e ele mesmo. Robertinho foi o escolhido por Coelho, Selena, Paulinho e o próprio Robertinho.
Já para secretário, sobrou apenas a candidatura de Maycon Machado que por 11 votos foi eleito para o terceiro cargo da Mesa. Aliás, os atuais ocupantes da Mesa Diretora vão apenas trocar de cadeiras. Antônio saiu de vice e vai para presidente; Luan da secretaria para vice e dá seu lugar a Maycon. Eles tomam posse em janeiro de 2024, provavelmente no dia 02.
Maycon consegue feito histórico na Câmara
Um detalhe também precisa ser registrado. Desde que foi eleito, o vereador Maycon não saiu da Mesa Diretora e conquista mais um fato histórico. Ele é o vereador com mais mandatos ocupados na Mesa, são 8 anos sem descer para a bancada. De 2017 a 2018 quando entrou como vereador foi secretário e por dois biênios consecutivos presidente – 2019/2020 e 2021/2022.
No Grande Expediente, o assunto ainda rendeu. Coelho comentou que o Poder Executivo não queria a vitória de Antônio, apesar de ser um dos que mais defendem a Administração e os projetos do prefeito Marcelo Chaves.
Paulinho parabenizou a Mesa e a iniciativa de acabar com o voto secreto. Acrescentou que espera que o presidente seja do Legislativo e não uma peça do Executivo, desejando que não haja interferência da Prefeitura na Câmara.