

Três Pontas foi alvo de uma operação contra o trabalho escravo em propriedades rurais do Município. A ação fiscal começou no dia 8 de maio, a partir do planejamento do Projeto de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo da SRT/MG, com colaboração da Divisão para Erradicação do Trabalho Escravo (DETRAE/SIT) da Subsecretária de Inspeção do Trabalho, resgatou 12 trabalhadores que viviam em condições análogas à escravidão.
Em uma fazenda, na região da Espera, a fiscalização resgatou 6 trabalhadores, sendo 4 homens e 2 mulheres. Todos sem registro. Três deles, recebem aposentadoria por invalidez, sendo comandados por um ex-funcionário da fazenda que assumiu o serviço em parceria não compatível com as disposições legais. Ao grupo, não era fornecido água potável. A água utilizada era levada pelos trabalhadores de suas residências em garrafas térmicas. Os trabalhadores também traziam marmitas de casa, mantidas em mochilas no cafezal até o momento de sua ingestão que, por vezes, deteriora. Tão pouco havia instalações sanitárias nas frentes de trabalho, com o agravante da presença de trabalhadores de ambos os sexos na atividade. Não havia também nenhum abrigo, ainda que rústico, para proteção contra intempéries durante as refeições, que era realizada no meio do cafezal, sentados no chão ou em artefatos de madeira improvisados. Todos foram resgatados, tendo o empregador de arcar com o pagamento de R$27.412,00, referente às verbas rescisórias.

Ação também constou irregularidades em propriedades nas cidades de Conceição das Pedras e Campo do Meio. A todos os resgatados a Auditoria Fiscal do Trabalho emitiu guias de Seguro-Desemprego Especial do Trabalhador Resgatado, pela qual as vítimas fazem jus a três parcelas de um salário-mínimo cada.
Os dados oficiais das ações de combate ao trabalho análogo ao de escravo no Brasil estão disponíveis no Radar do Trabalho Escravo da SIT, no seguinte endereço: https://sit.trabalho.gov.br/radar/.
Denúncias de trabalho análogo ao de escravo podem ser feitas de forma anônima no Sistema Ipê: ipe.sit.trabalho.gov.br.

















