O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) descartou, nesta segunda-feira (2), a intenção de disputar o governo de Minas Gerais em 2026. Considerado um dos principais quadros do Partido Liberal desde que se tornou recordista de votos no pleito de 2022, o parlamentar mineiro garantiu que será candidato à reeleição na Câmara dos Deputados, em cenário que pode embaralhar os planos do pré-candidato à presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), que ainda está à procura de palanque no segundo maior colégio eleitoral do país.

“Vou para a reeleição no Congresso. Agora, mais do que nunca, está provado que minha voz em âmbito nacional é muito importante. E estamos trabalhando para achar um nome para o governo de Minas”, afirmou Nikolas, em entrevista à coluna do jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

A declaração do deputado federal confirma uma conjuntura que já havia sido sinalizada por ele há cerca de dois meses durante uma agenda em solo mineiro. Em novembro, Nikolas afirmou que “em hora nenhuma” havia recebido um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro, principal articulador do PL, para se candidatar a governador.

Apesar da sinalização, a declaração desta segunda-feira é a primeira na qual ele crava a opção pela reeleição. Depois da entrevista, ele reforçou o posicionamento nas redes sociais e ainda convocou apoiadores para a nova empreitada eleitoral. “Vamos fazer história novamente?”, comentou o deputado mineiro nos stories do Instagram.

A rejeição à candidatura ao governo veio a público horas depois de uma reportagem da “Folha de São Paulo” informar que o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato ao Planalto, estaria considerando lançar o nome de Nikolas ao Palácio Tiradentes, em aliança com uma ala do centrão. A ideia visaria garantir um palanque forte para Flávio em Minas, estado considerado “fiel da balança” nas eleições presidenciais. (Fonte: Jornal O Tempo)