
*Justiça Eleitoral convoca população para regularizar o cadastro biométrico antes das eleições de 2026
A Justiça Eleitoral está convocando os eleitores de Três Pontas e Santana da Vargem para realizarem o cadastramento biométrico. A iniciativa da 273ª Zona Eleitoral tem como objetivo ampliar a cobertura da biometria na região, que ainda está abaixo da média nacional. O procedimento é simples, gratuito e contribui para garantir mais segurança, agilidade e confiabilidade nas eleições.
Em Três Pontas, o eleitorado total é de 44.538 pessoas. Deste número, 25.268 eleitores (56,7%) já realizaram o cadastramento biométrico, enquanto 19.270 (43,3%) ainda não fizeram o registro das digitais.
Já em Santana da Vargem, dos 5.917 eleitores aptos, apenas 2.778 (47%) estão com a biometria em dia, e 3.139 (53%) permanecem não biometrizados. Somando os dois municípios, o eleitorado total chega a 50.455 pessoas, sendo 28.046 (55,6%) com biometria e 22.409 (44,4%) ainda pendentes de cadastramento — índices que revelam a necessidade de maior adesão.
Além de ser fundamental para o processo eleitoral, o cadastro biométrico também passou a ser exigido em outros serviços públicos. A biometria está sendo solicitada pelo INSS para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e para a contratação de empréstimos consignados. O registro ainda é necessário para aumentar o nível de segurança da conta GOV.BR, retirar passaporte e até realizar matrícula no ensino superior.
Os eleitores devem procurar o cartório eleitoral mais próximo e realizar o cadastramento o quanto antes. É preciso levar documento de identidade com foto e comprovante de endereço. No caso de emissão do primeiro título, o documento deve conter a nacionalidade do requerente.
As informações completas sobre locais e horários de atendimento podem ser consultadas na página da Biometria, no site tre-mg.jus.br. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor 148.
Em 2026, o Brasil realizará eleições gerais, nas quais cada eleitor votará seis vezes: para deputado estadual, deputado federal, senador (em dois votos), governador e presidente da República. Com a biometria cadastrada, o processo de votação se torna mais rápido, seguro e eficaz, reduzindo as chances de fraudes e fortalecendo a confiança no sistema eleitoral.
