O 2º Encontro Regional de Companhias de Reis de Três Pontas movimentou a Praça José Godofredo, no bairro Jardim Boa Vista, reafirmando a força de uma tradição que atravessa gerações. Realizado anualmente no mês de janeiro, o município celebra o tradicional Encontro de Companhias de Reis, que já tem mais de 50 anos de história. E, neste domingo (03), foi realizado o 2º Encontro Regional, reunindo companhias de toda a região e fortalecendo ainda mais esse importante patrimônio cultural.

A abertura oficial do evento foi feita pelo vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Maycon Machado, ao lado de alguns vereadores. Em sua fala, Maycon destacou a importância do apoio à tradição, à cultura e à história da Folia de Reis: “A Folia de Reis é uma das manifestações mais ricas e simbólicas da nossa identidade. Mesmo sendo um evento realizado fora do período tradicional — quando as folias percorrem as casas levando suas bênçãos e cantorias — esse Encontro Regional tem um papel fundamental: resgatar, valorizar e fomentar essa tradição popular, além de fortalecer o desenvolvimento local e atrair pessoas para Três Pontas, especialmente aqui para o bairro da Praça José Godofredo, promovendo cultura, fé e entretenimento.”

Visivelmente emocionado, o secretário também compartilhou um sentimento pessoal: “Foi um momento muito emocionante pra mim também, porque é o primeiro encontro desde que me conheço por gente que vivenciei sem a presença física da minha avó, que faleceu e sempre foi apaixonada por esse tipo de manifestação. Então, esse evento foi ainda mais especial por esse motivo. Mas o que me conforta e me enche de orgulho é saber que estamos fazendo grandes eventos, com grande público, tocando o coração das pessoas, mantendo viva a nossa cultura com respeito, organização e acolhimento.”

Maycon agradeceu ao prefeito Luisinho pela confiança, à equipe da Secretaria de Cultura, aos parceiros envolvidos e às companhias participantes: “Agradeço de coração ao nosso prefeito pela confiança, à minha equipe incansável, que foi essencial em cada detalhe, e aos nossos parceiros que caminharam conosco nessa realização — especialmente ao Marrom e às servidoras do CAIC, que foram fundamentais para que tudo acontecesse da melhor maneira. Agradecimento também às companhias que vieram de outras cidades e às daqui também. É assim, com união, emoção e respeito à nossa história, que seguimos promovendo a cultura popular em Três Pontas.”

A estrutura preparada pela Prefeitura para receber as Companhias e o público foi digna da importância do encontro. Os participantes foram recepcionados no CAIC com um farto café da manhã e, ao meio-dia, saborearam uma tradicional galinhada com salada e refrigerante. No início da tarde, já no mesmo local, afinaram os instrumentos e se prepararam para o cortejo e as apresentações.

Grande parte das Companhias convidadas, tanto de Três Pontas quanto de outras cidades da região, percorreu o trajeto até a Praça José Godofredo – local que homenageia um dos criadores do Encontro no município, eternizado ao lado dos Três Reis Magos naquele espaço.

O evento contou com uma estrutura completa para acolher os visitantes. Tendões com cadeiras ofereceram sombra e conforto ao público, o SAAE disponibilizou bebedouro com água potável gratuitamente e comerciantes locais instalaram barracas com comidas e bebidas. No palco, sonorização e iluminação de qualidade garantiram a beleza das apresentações, com tempo de 15 minutos para cada grupo, com o tradicional ‘corta jaca’.

Ao todo, participaram 11 Companhias de Reis, uma Congada e um grupo de Moçambique, vindos de Varginha, Nepomuceno, Ribeirão Vermelho, Três Corações, Ingaí, São Bento Abade, Perdões e Três Pontas, que abrilhantaram a tarde com música, fé e cultura popular.

Três Pontas segue fortalecendo suas raízes, promovendo a cultura popular e valorizando o legado daqueles que mantêm viva a tradição da Folia de Reis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here