A Praça Cônego Victor ficou lotada na noite de sábado (11), para o 53º Encontro de Companhias de Reis de Três Pontas. A tradição foi mantida, e o grande público presente demonstrou a força das folias na cidade. As cadeiras reservadas ao público foram insuficientes, levando pessoas de todas as idades, incluindo crianças, a ocuparem também as escadarias do Santuário Nossa Senhora d’Ajuda.
A celebração teve início com uma missa na Matriz, que contou com a participação de algumas Companhias de Reis e autoridades. Em seguida, as apresentações começaram no palco montado na Praça, em frente à Herma do Beato Padre Victor. Este ano, o evento retornou à sua data original e foi realizado em um local que propiciou maior interação com o público.
O encontro abriu oficialmente o calendário cultural de 2025 do município, reunindo diferentes gerações de famílias, perpetuando uma tradição passada de pai para filho e, muitas vezes, até aos netos. O prefeito Luisinho, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Cultura, Lazer e Turismo, Maycon Machado, fez a abertura oficial. Representando a Câmara Municipal, a vereadora Valéria Evangelista discursou em nome dos vereadores.
O vice prefeito e secretário de Cultura Maycon Machado, a vereadora Valéria Evangelista e o prefeito Luisinho entregaram os troféus José Godofredo aos participantes e apoiadores do evento.
No palco, os cantores e instrumentistas se apresentavam enquanto as bandeiras dos Três Reis Magos eram exibidas ao lado. Em frente ao palco, os marungos chamaram a atenção, especialmente das crianças. Meninos e mulheres, todos devidamente caracterizados, participaram das apresentações. A Companhia de Reis Sagrado Coração de Maria se destacou pelo maior número de integrantes, levando cerca de 60 marungos, que encerraram sua apresentação com o tradicional “corta jaca”.
“Três Pontas viveu hoje um momento emocionante de fé, tradição e cultura com o resgate do Encontro de Folias de Reis, uma manifestação tão aguardada pela população e pelos foliões. A Praça ficou repleta de famílias celebrando essa rica manifestação cultural e religiosa”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Cultura Maycon Machado. Ele destacou que o resgate do evento foi possível graças ao compromisso da gestão municipal e ao trabalho dedicado da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, em parceria com outras secretarias. “É gratificante ver nossa cidade unida em torno de suas raízes, mantendo vivas nossas tradições e fortalecendo o espírito comunitário”, concluiu.
Ao todo, foram realizadas 10 apresentações, incluindo oito companhias, uma congada e um grupo de moçambique. Cada grupo recebeu um incentivo financeiro de R$ 2,9 mil. O evento foi encerrado com a entrega do troféu José Godofredo de participação aos presidentes das companhias. Familiares do homenageado foram convidados especiais. Tanto José Godofredo quanto o saudoso radialista Ruy Quintão, criadores do evento, foram lembrados pelo apresentador João Batista Martiminiano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here