Três Pontas viveu um momento marcante nesta sexta-feira (20), com a inauguração do Mercado Municipal Teresinha do Carmo de Almeida, “a Teresinha da Emater” localizado na Rua Santana da Vargem, 87, no centro da cidade. A solenidade reuniu autoridades, familiares da homenageada, produtores rurais e a comunidade trespontana em um evento que celebra a valorização da agricultura familiar e o desenvolvimento da cidade.

O Mercado Municipal, que era uma antiga reivindicação dos produtores locais, representa a concretização de um sonho coletivo. A obra foi edificada com recursos do Município, emenda parlamentar do deputado federal Diego Andrade e também do deputado estadual Virgílio Guimarães, que possibilitou criar um amplo estacionamento com parte dele coberto.
Na cerimônia, o atual vice-prefeito e prefeito eleito para 2025/2028, Luis Carlos da Silva (Luisinho) destacou o impacto do novo espaço. “Este local será um ponto de turismo para nossa cidade e também um espaço de valorização ao produtor rural. Um sonho antigo que estamos realizando agora. Discutimos muito sobre o nome e, após várias viagens e debates, entendemos que ele faz jus a quem realmente se preocupava com o produtor. Este será um local de lazer para a população trespontana e um mercado municipal de primeiro mundo, capaz de atrair turistas e promover nossa cidade”, afirmou Luisinho.
O próximo gestor teve papel crucial na viabilização do projeto ao lado dos deputados Mário Henrique Caixa e Diego Andrade e relembrou a trajetória para tornar a obra uma realidade. “Este mercado era um pedido antigo da população, principalmente dos pequenos agricultores. Trabalhamos juntos para garantir os recursos necessários e superar os desafios, como a cessão do terreno. Hoje, é emocionante ver este espaço pronto para cumprir sua função social e econômica”, disse Luisinho.

O prefeito Marcelo Chaves Garcia, em sua fala, reforçou o orgulho pela escolha do nome do Mercado e a representatividade da homenageada. “Fizemos questão de que o nome refletisse o propósito deste espaço. Dona Teresinha foi uma figura que simbolizou o apoio aos agricultores familiares, especialmente no meio rural de Três Pontas. Esta obra foi construída pelas mãos de muitos e, hoje, é motivo de grande orgulho para todos nós”, ressaltou Marcelo.
A solenidade contou ainda com a execução do Hino Nacional, interpretado pelos músicos Mauro Marques e Beto Maciel, e momentos emocionantes de reconhecimento ao legado de Teresinha do Carmo de Almeida.


Em um discurso comovente, Guto Braga, filho da homenageada, relembrou a trajetória de vida de Teresinha. Ele destacou sua simplicidade, força de vontade e dedicação aos pequenos agricultores. “Dona Teresinha era uma pessoa que não sonhava, mas fazia. Ela acreditava no trabalho como caminho para a realização. Sua história é de humildade, valores e amor ao campo. Seu exemplo de persistência ficará marcado para sempre na memória de Três Pontas”, afirmou.
A história de Teresinha “da Emater”
Nascida em 16 de janeiro de 1942, em Passatempo-MG, Teresinha teve uma infância humilde e foi criada como filha adotiva em Bambuí-MG. Após completar sua formação em pedagogia e sociologia, trabalhou como extensionista rural na Emater, onde dedicou sua vida profissional ao desenvolvimento dos pequenos agricultores e à melhoria das condições de vida no campo.
Teresinha foi reconhecida pelo seu trabalho com o título de Cidadã Honorária de Três Pontas e com a Insígnia 3 de Julho. Mesmo após sua partida em 2002, seu legado permanece vivo na memória da comunidade.
O Mercado Municipal Teresinha do Carmo de Almeida é uma homenagem à sua história e uma ferramenta para continuar fortalecendo o setor agropecuário local, conectando a produção rural à cidade e incentivando o turismo.

Secretaria de Meio Ambiente
No mesmo dia, também foi inaugurada a nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Confira a aqui a matéria completa.
