Policiais militares, civis, penais, guardas civis, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e funcionários dos Correios tiveram uma manhã muito diferente de suas rotinas, nesta quinta-feira (12). É que todas as instituições que eles representam foram parceiros da Campanha Papai Noel dos Correios, ação que torna o Natal das crianças mais felizes, fazendo desta data, um momento inesquecível.
Em meados de novembro, as forças de segurança se reuniram na sede da OAB, e de lá traçaram as metas para apadrinharem todas as 350 cartinhas, escritas pelas crianças de três centros municipais de educação infantil.
A união da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, do Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal, OAB e Equipe Positiva, proporcionou que pela primeira vez em Três Pontas os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), sendo – Professora Maria da Glória Moreira Campos (no Distrito do Quilombo Nossa Senhora do Rosário), Amor Perfeito no bairro Padre Vitor e Anjo Gabriel, no CAIC.
De manhã, reunidos na Praça Cônego Vitor Papai e Mamãe Noéis sairam em carreata pelas ruas do centro, na carroceria de uma das viaturas. O barulho das sirenes chamaram a atenção, mas os olhos estavam mesmo voltados aos dois personagens que são esperados o ano todo.
Eles esbanjaram simpatia e foram cumprimentados com carinho, seja de perto ou de longe. A primeira entrega foi na Creche do Distrito do Quilombo. Lá alguns pais aguardavam do lado de fora. Outros foram chamados pelo barulho. No hall de entrada, as crianças assentadas vibraram com a chegada de todos. Alguns demoraram para perceber o que estava acontecendo, mas foi o Papai Noel e os funcionários que carregavam os presentes chegarem que tudo mudou.
Algumas crianças ficaram encantadas com os policiais. O chefe da Guarda Municipal Rudinei Marcelino “Rudinho”, foi um paizão e algumas crianças não saiam do seu colo. Entre as presenças estava a secretária municipal de Educação Mariane Pimenta e o diretor geral do CAIC Celso Vitor Fernandes “Marron”.
De volta à cidade, o segundo destino foi a creche no bairro Padre Vitor. Novamente em carreata, as viaturas chegaram no bairro observados pelos moradores, surpresos por não ser nenhuma operação preventiva ou repressiva das polícias, mas uma ação que mostra o trabalho comunitário e o envolvimento das forças de segurança com a comunidade trespontana. No sentimento dos pequenos ali estavam seus super-heróis de verdade. Profissionais que todos os dias usam de seus conhecimentos para proteger as pessoas de bem. Dois mascotes da PM chamaram a atenção, o Amigo Leal e o Leãozinho do PROERD.
Por último, Papai Noel foi para o CAIC. Ele chegou pela Avenida José Caxambu e no portão principal onde os alunos saiam do penúltimo dia de aula. Lá, crianças rodearam o bom velhinho quando ele desceu e distribuiu balas.
Descendo as escadarias, em cada degrau um abraço, um aceno e o sininho que carregava nas mãos soava, assim com a vestimenta daqueles que se uniram na vontade de transformar o Natal de centenas de crianças presenteadas. Muito além disso, de demonstrar que todos nós devemos ter o sentimento dos pequenos.
A manhã terminou com um belo almoço oferecido pela direção geral do CAIC. Momento de compartilhar do sucesso que foi a iniciativa que completa 35 edições da Campanha Papai Noel dos Correios. A junção de esforços foi agradecida por Adelaine Aparecida Ferreira Braga, policial penal que tomou a iniciativa de agregar às instituições e a certeza de que com eles, em 2025, o Natal será melhor para mais crianças.