A expectativa da Associação Padre Victor, é de 60 mil pessoas passem pela cidade, neste fim de semana prolongado em Três Pontas, por conta das festividades do Beato Padre Victor. Vendo que o movimento já deve aumentar a partir deste sábado (21), desde as primeiras horas do dia, uma grande estrutura está pronta para receber os romeiros. A visitação ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Ajuda, já aumentou desde o dia 14 de setembro, quando a novena preparatória se iniciou e devotos já estão vindo na Terra de Padre Victor, fazer suas orações, onde estão os restos mortais do Anjo Tutelar.
Essa multidão, deve passar pela Feirinha do Padre Victor, que está sendo montada no Parque Multi Uso do bairro Vila Marilena. De acordo com o presidente da Associação Padre Victor Airton Milton de Andrade, o trabalho dos vendedores ambulantes começou na manhã desta quinta-feira (19) e a partir de sábado, os vendedores já podem começar dos mais variados produtos. São ambulantes vindos de várias partes do país, até a próxima terça-feira a noite. Na quarta-feira a equipe da limpeza já entra em ação.
O espaço destinado as barracas está menor. Trespontanos e visitantes irão perceber que haverá uma área central maior vazia, reflexo da pandemia da Covid-19. É que muitos mudaram de profissão e infelizmente alguns mais velhos acabaram falecendo. Há também quem ficasse receoso com o problema da chuva que trouxe transtornos em 2022. Foram dois dias de pancadas de chuvas, o que não há na previsão do tempo deste ano. O sol forte vai predominar durante esses dias de feira. Airton Andrade afirma que o espaço estará melhor para as pessoas fazerem suas compras.
Antes da pandemia, a feirinha chegou a ter no segundo ano na Mina 480 lotes ocupados. Ano passado foram 260. Este ano melhorou, já tem mais ambulantes, inclusive alguns novatos e outros que voltaram a trabalhar em 2024 depois da Covid-19. A expectativa é de cerca de 300 terrenos sejam explorados.
A estrutura segue todas as determinações do Corpo de Bombeiros. O projeto já foi aprovado e a Corporação faz uma vistoria in loco, emitindo uma autorização de funcionamento. Entre as exigência há os espaços para as “ruas”, a colocação de extintores de incêndios e saídas de emergências. O trânsito de veículos em torno do Parque Multi Uso é proibido, sendo permitido apenas viaturas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da organização. O objetivo é garantir a segurança de todos.
A estrutura ainda é formada por 50 sanitários, além de mais alguns com chuveiros que são usados para os banhos, no Ginásio Poliesportivo da Mina. Eles passam por limpeza várias vezes no dia.
Ainda segundo o presidente da Associação Padre Victor, a Feirinha oferece quase de tudo e o setor que tem aumentado bastante é o de alimentos, incluindo bebidas, como água e refrigerantes.