As dezenas de milhares de pessoas que foram até a Academia da Força Aérea (AFA) da Força Aérea Brasileira (FAB) em Pirassununga (SP), neste domingo, 1º de setembro, ou que assistiram à transmissão ao vivo promovida pela AFA, voltaram a se encantar com mais uma bela edição do Domingo Aéreo na AFA.
O calor quase extremo não afastou o público, que compareceu em peso para conferir o evento. No entanto, devido ao calor de 36°C e baixíssima umidade do ar, parte do público preferiu comparecer apenas pela manhã e outra parte à tarde, gerando alta rotação de participantes.
A edição de 2024 do maior show aéreo do Brasil, contou com demonstrações aéreas de avião comercial de transporte de passageiros da GOL Linhas Aéreas, do moderno caça F-39 Gripen da FAB, de um icônico helicóptero Bell UH-1H do WS Museum, do dirigível ADB-3-3 da Airship do Brasil e muitas outras atrações no ar e no solo.
O jato militar se deslocou da Base Aérea de Anápolis (DF) até a AFA em dois momentos do dia, no meio da manhã e no meio da tarde, e realizou diversas passagens baixas no Domingo Aéreo. Embora não tenha pousado, seu estrondoso motor fez a alegria do público. Já o avião civil de grande porte, enviado pela GOL ao evento, foi o 737 MAX-8 de matrícula PR-XMX, que partiu de Brasília e efetuou 4 passagens baixas, cada uma em um sentido diferente.
Domingo do Bem
Além de assistir as belas apresentações, o Domingo Aéreo arrecada todos os anos, alimentos que são destinados às instituições. Pela terceira vez, a Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis foi beneficiada com os alimentos doados voluntariamente de quem participa. O evento arrecadou o total de 7,3 toneladas e Três Pontas recebeu 2,4 toneladas, deixando cheia a dispensa da instituição. O restante foi dividido entre Assistência Social de Pirassununga e Hospital do Amor de Barretos. A Santa Casa é a única na história do Domingo Aéreo beneficiada, fora da região de atuação da Força Aérea. Dois colaboradores do Hospital, Fernando e Felipe, foram ajudar a carregar as doações para o caminhão que foi doado por um empresário da cidade. Em nota, o Hospital divulgou a importância desta ação.
Mais de 70 mil pessoas foram ver os aviões e garantiram o ingresso, exceto idosos e crianças que não precisam de garantir a entrada antecipada. Segundo a organização, cerca de 20 mil pessoas ficaram de fora, mas também puderam apreciar as apresentações.
Dessa vez a organização do evento liberou a entrada de veículos antes das 06h30 da manhã, evitando o grande congestionamento que sempre acontecia desde cedo na rodovia de acesso à AFA.