Foto: Divulgação

 

KLEBER JUNQUEIRA: Vida e obra sempre se misturaram na vida do artista Kleber Junqueira. Saiu de Três Pontas, no final de 1.978 para realizar o sonho de toda a vida: tornar-se um ator. Mudou-se para BH e lá foi bem além do sonho inicial. Tornou-se: Dramaturgo, Diretor Teatral, Produtor, Cenógrafo, Figurinista, Iluminador. Como gosta de se autodefinir, um Homem de Teatro. Porém, foi além. Em 2003, juntou todas as suas
economias, arrendou e reformou um dos antigos cinemas de BH, transformando-o no Teatro Kleber Junqueira. Assim, passou a ser também o Homem do Teatro. No Teatro Kleber Junqueira, construiu o maior Projeto Sociocultural de Formação de Plateias de Minas Gerais (2004 – 2018): o Teatro Para Todos. Assim, levou no Teatro Kleber Junqueira mais de 500.000 espectadores, a maioria estudantes da rede privada e pública.

O RETORNO: Agora, chegou o momento de que toda a bagagem adquirida em mais de quatro décadas de dedicação integral ao teatro brasileiro, fosse colocada à serviço de sua terra natal. Em 13 de Agosto, às 19h30 no Centro Cultural Milton Nascimento, às 19h30 fará a estreia nacional do, seu primeiro espetáculo-solo: TIRADENTES, O HOMEM.

SOBRE A ESCOLHA DO PERSONAGEM: “Tiradentes sempre foi um personagem que muito me inquietou. Polêmico, contraditório, utilizado politicamente pelos mais variados matizes ideológicos, preconizou, em vida, a confusão que criava: “hei de armar uma meada tal que em dez, vinte ou cem anos não se haverá de desembaraçar”. Fiquei sempre com a curiosidade e o desejo de mergulhar na sua história, de conhecer o homem por trás da mitificação. Como a minha carreira artística foi desenvolvida em parceria direta com a educação, trabalhando inicialmente em escolas e posteriormente levando-as ao meu teatro, mergulhando na história do Brasil, formando plateias e democratizando os bens culturais, Tiradentes se tornou um personagem inevitável.” (Kleber Junqueira) “TIRADENTES, O HOMEM”: A estátua de Tiradentes ganha vida, conta e revive a sua história. Das Minas Gerais, ao Rio de Janeiro. Da Fazenda do Pombal, ao Largo da Lampadosa. O espetáculo tem como objetivo “reviver” o homem Joaquim José da Silva Xavier, com toda a sua humanidade.

Acertos, erros, ousadias, paixões. Tiradentes eram um homem fascinante, popular, grande comunicador, o Influencer da Inconfidência. Por isso, pagou com a vida a sua ousadia de sonhar em público, um novo país. A tão desconhecida História do Brasil, em um dos seus períodos mais marcantes, sendo levada ao povo brasileiro.

CLASSIFICAÇÃO: 10 anos.
ESTREIA NACIONAL: 13 de agosto (terça-feira) – 19h30 – Centro Cultural
Milton Nascimento, em Três Pontas. Ingressos a R$50,00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here