A Prefeitura de Três Pontas iniciou as comemorações de aniversário do Município na manhã desta segunda-feira, dia 1º de julho, com inaugurações. Autoridades municipais e servidores prestigiaram a cerimônia de inauguração da nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e da revitalização do Espaço Francisco Galvão de Paula. A pasta que era chamada Secretaria de Assistência Social, ganhou nova nomenclatura, mais perto do trabalho realizado pela equipe que ganhou elogios de todos os que discursaram na solenidade.
O prédio, onde funcionava o antigo Instituto Brasileiro de Café (IBC), em frente ao Quartel da Polícia Militar foi totalmente revitalizado. Desde a faixada ao auditório, estão mais modernos e o imóvel bastante funcional. A reforma custou R$342.254,10, investido de recursos próprios e foi executada pela Fercol Fernandes Construções.
A sede da Secretaria ganhou o nome de Norma Duarte de Souza, pessoa que carregou o amor ao próximo e que esteve sempre disposta a ajudar a todos, principalmente aos que mais precisavam dela.
A filha dela, Joyce Duarte, falou em nome da família e agradeceu pelo reconhecimento da Administração. Segundo ela, Dona Norma sempre mostrou o amor que sentia pelas pessoas, dedicando em toda a vida atenção especial e carinho de todos que precisavam dela. “Quando ela faleceu, as pessoas batiam a porta da sua casa, carentes ou não e a gente perguntava: do que você precisa, e eles respondiam, que queriam a Dona Norma ali”, discursou Joyce.
Hamilton, filho do ‘Seu Galvão da Fertibrás’, como era conhecido na cidade, em poucas palavras lembrou que ele sempre lutou pelo crescimento do Município e receber a homenagem é motivo de honra.
O dia 1º de julho, é especial à secretaria da primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria Aparecida Chaves Garcia. Um prédio que atende a demanda, mas sobretudo onde por anos não terão que pagar aluguel, sonho desta Administração. Um espaço físico tranquilo, com uma arborização que traz energia boa de acolhimento.
Ainda segundo Dona Cida Chaves, quando escolheu o nome de Dona Norma para a Secretaria, foi uma uma retrospectiva da vida dela, onde o lema era servir, sempre acolhendo os mais necessitados. Quando chegaram e depararam com o nome de Galvão de Paula, que foi vizinho dela e do prefeito Marcelo Chaves durante muitos anos, viu que era motivo de muita felicidade juntar dois nomes que se completam. “Dona Norma com o ato de servir e Galvão trabalhador e empreendedor como ninguém”, avaliou a secretária. Que continuou afirmando que seu trabalho, a realiza como ser humano e profissional.
Aliás, o trabalho fez com que a Secretaria aparecesse no cenário de Minas Gerais, como uma das mais atuantes. Por fim, Dona Cida, agradeceu a filha Melissa Chaves por lhe guiar diante dos desafios da pasta e depois sua equipe de trabalho.
O prefeito Marcelo Chaves Garcia foi o último a falar e destacou a importância de ver mais uma pasta ocupando um espaço revitalizado, organizado, deixando de pagar aluguel e gerando economia aos cofres públicos. Este segundo o gestor, foi um dos grandes objetivos quando assumiu a Prefeitura e tratado com prioridade. Ele lembrou que foi assim com a Secretaria de Saúde, o Procon, a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Instituto de Previdência de Três Pontas (IPREV) que está reformando um imóvel para ser sua sede e a Secretaria de Meio Ambiente que vai ser inaugurada em breve no Parque Municipal Vale do Sol. “Além de darmos melhores condições de trabalho aos servidores para atender melhor a população, temos a economia de recursos. Deixamos de pagar aluguel e podemos aplicar o dinheiro em favor das pessoas”, defendeu Marcelo. Ele também mencionou o nível que está a secretaria atualmente e órgãos ligados a ela como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Município tem a cessão de uso por 10 anos do imóvel
O prédio do antigo IBC onde abriga hoje a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, pertence ao Governo Federal, mas Três Pontas conseguiu o uso do imóvel para os próximos 10 anos. A notícia foi dada pelo vice prefeito Luis Carlos da Silva, que representou o prefeito Marcelo Chaves Garcia, em uma cerimônia no dia 12 de abril, na Superintendência do Patrimônio da União em Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O imóvel de 600m², está em uma área de 2.460 metros quadrados. Além de salas amplas e arejadas revitalizadas, o auditório foi transformado e modernizado, ganhando ar condicionado, janelas que não existiam e acessibilidade para cadeirantes.
A Prefeitura já tem a documentação pronta para pedir a doação do prédio, que já usou o local para abrigar departamentos e secretarias menores em outros mandatos.