Três Pontas recebe até a próxima quinta-feira (13), o 2º Seminário Trilhas: Turismo, Desenvolvimento e Liderança, Uai! Impulsionar as riquezas da região através de ações
planejadas, compartilhamento de boas práticas e debates em torno dos principais
temas, são os objetivos do encontro que reúne gestores públicos municipais, lideranças dos
municípios e empresários de diversos segmentos ligados ao turismo. Minas Gerais é um dos destinos que mais cresceu no turismo em 2022, alcançando o segundo lugar no Brasil.

A abertura oficial do evento foi no Centro Cultural Milton Nascimento, com a presença dos organizadores e apoiadores: Prefeitura de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas e Conselho do Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Três Pontas (Condes).

Para abrir o evento, um coffee break foi servido, enquanto o músico e vice diretor do Conservatório Municipal Gileno Tiso, Wallace Alexandre, dava leveza a bela manhã ensolarada com um repertório de qualidade.

Os discursos reforçaram a importância que o turismo tem e vem ganhando espaço nas discussões políticas e públicas, pois é uma excelente fonte de renda e desenvolvimento econômico-social. Para a população traz bem-estar , gera empregos, além de significativa melhoria na qualidade de vida das pessoas. O Seminário Trilhas, serve para entender como é possível utilizar as principais riquezas para atrair investimentos, turistas, impulsionar os atrativos e buscar parcerias com outros municípios, visando movimentar toda a região, através de potentes rotas e produtos turísticos.

Artesãos trespontanos expõem seus trabalhos no Centro Cultural durante o evento

A trespontana Samira Torres Lamaita, que no ano passado vestia a camisa da organização do evento, em 2023, ocupa lugar de destaque, pois se tornou a Diretora de Produtos e Segmentação Turísticas da Superintendência de Marketing da Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

Ela veio representando o Subsecretário de Estado de Turismo Sérgio de Paula Júnior, que teve problemas de agenda. Em casa, Samira diz estar feliz em poder abordar a política pública relacionada ao turismo e toda cadeia que envolve. A Secretaria tem  trabalhado com a descentralização dos recursos e a diversificação do turismo. Continuando com o coração da Secretaria da sua terra natal, ela se colocou a disposição das secretarias da região e abriu as portas da pasta no Estado.

A secretária de Desenvolvimento Econômico Melissa Chaves Garcia, disse que percebeu logo no início do governo, que precisava desenvolver novamente, principalmente nas crianças, o sentido de pertencimento e amor a sua cidade. Na visão dela, o turismo traz isso, provoca uma política extremamente irradiadora quando bem planejada, trazendo prazer de ser da terra, de ser de Três Pontas, de conhecer as origens e a cultura, criando futuros cidadãos que contribuam com ela, pensando no coletivo e em ser líderes. Neste quesito, o Sebrae é grande parceiro, aponta Melissa Chaves.

De acordo com o analista do Sebrae Minas Francisco Corrêa, o intuito é aproveitar esses atrativos para inserir a cidade na rota do turismo nacional. “Precisamos reforçar as potencialidades turísticas e conscientizar empresários do setor e comunidade sobre o potencial econômico que pode ser explorado”, explica.

O secretário de Cultura, Lazer e Turismo, vice-presidente da Rede de Gestores de Cultura e Turismo de MG e também vice-presidente da IGR Encantos de Minas, Alex Tiso Chaves, anunciou que na terça-feira foi um dia histórico, com o Lago de Furnas atingido a cota máxima, o que não acontecia há mais de 20 anos. O feito tem que ser comemorado.

O tripé adotado pelo Município, Fé, Música e Café, relata o secretário não é atoa. A fé é representada através do Beato Padre Victor e Nhá Chica, em Baependi, que estão prestes a serem canonizados. Além de Nossa Mãe, que está próxima de ser beatificada. A Diocese da Campanha, será a única do Brasil a ter três santos. Na música são tantos talentos e o incentivo para isto é constante. O Conservatório de Música Gileno Tiso, tem atualmente 600 alunos matriculados podendo chegar a 1.000, com toda estrutura custeada pela Prefeitura, inclusive os 30 profissionais que atuam na escola. Neste último ano, foi adquirida a sua tão sonhada sede própria, após 35 anos pagando aluguel. E assim também foi com o Centro Cultural Milton Nascimento que foi revitalizado e adequado a exigências de segurança para seu funcionamento. Por último e tão importante quanto aos anteriores, o café. O Município tem um dos melhores café do Brasil, que sai daqui para o mundo.

O vice presidente da Câmara Luan Donizete Elias, representou os vereadores e enfatizou que o evento vai de encontro com a vontade do Poder Legislativo, de ver a cidade cada vez mais desenvolvida, no turismo e na cultura, principalmente na religiosidade.

O prefeito Marcelo Chaves deu continuidade a fala de Alex Tiso, acrescentando que o Lago de Furnas cheio, melhora as condições de toda a região. Ele espera que consiga manter desta forma, já que é benéfico a todos, desde o turismo a produção de energia.

O anfitrião deu as boas vindas aos convidados e visitantes que participam do evento, desejando uma boa estadia, que eles se sintam em casa e voltem quantas vezes quiserem, pois Três Pontas está de portas abertas para recebê-los, para atividades turísticas, inclusive na zona rural.

Um dos palestrantes deste primeiro dia, foi o prefeito de Águas de São Pedro, João Vitor Barbosa. Ele falou da evolução turística, da importância na geração de renda para as famílias e a cidade. Águas de São Pedro é uma cidade pequena, do interior do estado de São Paulo (SP), a segunda menor do Brasil em termos territoriais, mas foi planejada para ser turística. Em 1940 foi pensada em ser uma estância turística. O prefeito trouxe um pouco desta experiência. Lá existem três águas medicinais, a segunda melhor do mundo em teor de enxofre, fora um calendário vasto de eventos, e muitas atividades feitas em parceria com empresas, investidores e patrocinadores, fazendo que se gere uma expectativa de um milhão de pessoas no ano na cidade.

Ele mostrou durante a palestra que o investimento no turismo traz um retorno fantástico, uma percepção de capital e investimento que é possível perceber no dia a dia. “O turismo traz retorno à gestão e faz com que se tenha mais potencial  de investir em outras áreas”, afirmou João Vitor.

A Abrasel Sul de Minas é parceira na realização do Seminário. Na opinião do seu presidente, André Yuki, o seminário não só vem consolidar cada vez mais a promoção de Três Pontas, mas também de toda a região e o estado, destacando as riquezas naturais e culturais, impulsionando os atrativos, fomentando o setor de alimentação e hospitalidade e atraindo investimentos e recursos. “Eventos como o Trilha traz o diálogo com todo o trade turismo, da cultura e da gastronomia, e a Abrasel, como representante máximo do setor, não poderia deixar de apoiar esse seminário tão rico.

Nesta quarta-feira, a partir das 15h30, o presidente da Abrasel Sul de Minas será mediador do painel “O Café como produto turístico”, e contará com a presença do Tiago Rezende Bernardes, da Fazenda dos Tachos; Carmem Lúcia Chaves de Brito, da Paiol Boutique Café e Vanessa Vilela, da Kapeh Cosméticos. Já às 17h30, o Chef André Yuki dará uma aula show para finalizar o segundo dia do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here