Por Loui Jordan
Definitivamente o futebol brasileiro dominou o cenário atual da Copa Libertadores da América. Não bastasse o título do Grêmio em 2017, do Flamengo em 2019 e do Palmeiras na temporada de 2020, pela primeira vez na história um país consegue o feito de ter três representantes na semifinal da competição mais importante do continente. Nas últimas 10 edições de Libertadores, o Brasil soma 6 títulos, e nessa temporada de 2021, é bem provável que mais um troféu entre nessa galeria.
Semifinais, o que esperar?
Bom, antes de mais nada, confira abaixo os confrontos que teremos nas semis:
Barcelona (EQUA) X Flamengo
Atlético Mineiro X Palmeiras
Embora a Conmebol, entidade que rege o Futebol na América do Sul, não tenha confirmado as datas das semifinais, ela agendou para o dia 22 de setembro os jogos de ida e para o dia 29 os jogos de volta.
Alviverde imponente, forte e competitivo…..
Após ser criticado pelo seu modelo de jogo pragmático e temeroso, o Palmeiras eliminou o São Paulo com muita autoridade. O Verdão foi muito bem aplicado e disciplinado taticamente como sempre, estrategicamente foi “defensivo” em boa parte do jogo, no entanto, conseguiu jogar ofensivamente. O Palmeiras quando encaixa, é muito competitivo, o problema é que esse encaixe às vezes não é tão coeso com o ataque, mas diante do São Paulo, o Alviverde foi imponente, mostrou que tem boas cartas na mão, sendo uma delas, Dudu. Além de ser o atual campeão, é um clube que parece virar a “chavinha” em Libertadores, terá um adversário muito badalado pela frente, o Galo. Aliás, é um confronto sem favorito, Palmeiras mais organizado e Atlético mais energizado.
Flamengo, o mais perto da final…..
O Flamengo sem dúvida é o clube mais próximo da decisão. O time comandado por Renato Portaluppi vem empilhando goleadas nos placares agregados até aqui, teve um pouco de trabalho em certos momentos nas oitavas, mesmo assim goleou o Defensa y Justicia, depois avançou sem sustos e com muita sobra diante do fraco e tradicional Olimpia. Agora terá o Barcelona do Equador pela frente, é um adversário mais complexo que os outros, mais imprevisível, mesmo assim o rubro-negro é bem favorito. Jogadores como Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol estão muito bem, coletivamente o time está mais “redondo”, o único ponto menos brilhante desse Flamengo é o setor defensivo. Vale sempre lembrar que o Flamengo não é imbatível, mas se jogar tudo que pode, é o favorito ao título.
Atlético agora é convincente e mais equilibrado…..
De todas as atuações nas quartas, o Galo foi quem teve a atuação mais impactante. O Atlético eliminou o time mais forte dentre os quadrifinalistas eliminados, teve uma performance jamais antes vista nessa temporada e teve equilíbrio e competência para destronar o River Plate. O Galo sempre esteve forte e bem, entretanto, precisava ser desafiado e passou muito bem no “teste”, ao lado do Palmeiras, é o time mais “Libertadores” dessa edição. Os comandados de Cuca conseguem aliar o bom futebol em busca do gol com o famoso “sangue nos olhos”. A semifinal não será tranquila teoricamente, o Palmeiras talvez tenha o antídoto preciso contra o futebol aplicado pelo Atlético, mas o alvinegro mineiro sabe como poucos romper uma defesa bem postada. Não existe favorito, o Atlético é mais atraente pelo seu estilo, o Palmeiras mais eficiente.
Contudo, a participação brasileira já está garantida na final, se tratando de favoritismo, tem tudo pra ser mais uma final brasileira. Por falar em decisão, ela será no Estádio Centenário, em Montevidéo, no Uruguai, no dia 27 de novembro.