Por Loui Jordan

Atualmente, o Governador Romeu Zema, do Partido Novo, tem feito críticas ao Presidente Jair Messias Bolsonaro, mesmo assim, não descarta propostas vindas do Governo Federal. Uma dessas propostas que fracassou e que Zema quer resgatar, é do Ministro da Economia, Paulo Guedes. A ideia é muito simples, fundir municípios pequenos, afim de reduzir gastos públicos. A ideia de Zema vai na mesma linha, porém, com uma diferença, o Governador não acha boa a intenção de extinguir municípios. Contudo, Zema chegou a sugerir a criação de condados, por um lado seria ótimo, por outro nem tanto.

O condado é uma subdivisão administrativa dentro do Estado. A ideia e prática de condados são algo comum e histórico nos Estados Unidos da América, é muito útil para exercer jurisdição política, militar e civil. O Chefe do Poder Executivo Mineiro, flerta com essa ideia porque considera que a exclusão de municípios em prol de uma fusão, seria ruim devido à cultura nacional. Independentemente do tamanho do Município, o munícipe sente orgulho de sua terra, por isso Zema sugeriu durante entrevista concedida ao Programa Pânico no Rádio, da Jovem Pan, essa ideia menos abrupta.

O condado funcionaria como uma espécie de comarca. Essas comarcas na visão do Governador, reuniriam por exemplo, os representantes de várias cidades em uma única Câmara de Vereadores. Dessa forma, menos dinheiro público seria gasto, nesse ponto, a ideia é ótima, no entanto, existem questões a serem pensadas a partir dessa ótica.

Primeiro de tudo, devido a nossa estrutura política viciada e inoperante no que tange ideias disruptivas, dificilmente essa sugestão seria aceita. Segundo, seria necessário, no Brasil, um processo eleitoral distinto ao atual, afinal de contas, essa comarca seria um compilado administrativo de diversas cidades. E para finalizar, a representatividade que muitas vezes é alvo de crítica, seria novamente criticada por parte da opinião pública.

É bem verdade, como já citou o Governador, que existe uma divisão injusta. O menor município de Minas Gerais, é Serra da Saudade, tem menos de 1000 habitantes e mesmo assim possui o mesmo número de vereadores de um município com 15 mil habitantes, isto é, nove vereadores. Essa divisão injusta afeta o âmbito estadual, é possível considerar que São Paulo é mal representada em sua quantidade de Deputados estaduais e federais em comparação com outros Estados.

Bom, resumindo, a ideia de Zema é válida e interessante, o problema é que nessa atual conjuntura, é muito difícil ser colocada em prática. O que é bom deve ser copiado, mas em se tratando de política e tudo que ela envolve, o que é bom deve ser acoplado aos moldes da realidade de um determinado país, estado ou município, e essa realidade está longe de ser proativa com a sugestão de Zema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here