Por Loui Jordan
Os campeões dos principais estaduais do país foram conhecidos. Em Minas, deu Galo, no Rio de Janeiro, deu Flamengo, no Rio Grande do Sul, o Grêmio mais uma vez triunfou, já em São Paulo, o tricolor voltou a ser campeão após 15 anos. Todos os campeões eram favoritos após o primeiro jogo, o duelo que mais dava debate na questão do favoritismo, era entre Palmeiras e São Paulo.
CAMPEONATO ESTADUAIS 2021 – FINAIS
Campeonato Mineiro
Atlético 0 X 0 América (Atlético campeão)
Campeonato Carioca
Flamengo 3 X 1 Fluminense (Flamengo campeão)
Campeonato Paulista
São Paulo 2 X 0 Palmeiras (São Paulo campeão)
Campeonato Gaúcho
Grêmio 1 X 1 Internacional (Grêmio campeão)
Atlético Mineiro e Flamengo ratificam supremacia nos estaduais
Desde 2007, sempre estando na final, o Atlético conquistou o bicampeonato, somando 46 títulos do estadual, ampliando sua vantagem como o maior campeão. Na decisão, o adversário foi o América, que nos dois jogos saiu reclamando da arbitragem, o Atlético teve a melhor campanha do torneio, embora não tenha feito nenhum gol nos jogos da final.
Tanto na ida, quanto na volta, o embate entre Galo e Coelho foi marcado por uma marcação forte, poucos espaços, e claro, por ser mais time, um Atlético com mais volume, que criou pouco, mas quando criou foi perigoso. A grande reclamação do América, reclamação justa aliás, foi de um pênalti não marcado no apagar das luzes da finalíssima do último sábado (22), no entanto, vale informar que um pênalti foi mal marcado a favor do Coelho no início da segunda etapa, ou seja, houve dois erros, marcar um pênalti que não foi e não marcar um pênalti claro.
O título ficou em ótimas mãos, de fato o Atlético é atualmente o melhor time do Estado Caso o América fosse campeão, também estaria em ótimas mãos. Saindo de Belo Horizonte rumo ao Rio de Janeiro, a decisão do Carioca foi menos tensa, o Flamengo confirmou sua vantagem técnica em relação aos rivais cariocas, e contra o Flu na final, não foi diferente.
No Maracanã, o Flamengo foi mais dominante e melhor, contou com um bom jogo coletivo na primeira etapa e mais uma ótima atuação de Gabigol, que fez dois gols. É bem verdade que mais uma vez houve uma polêmica pequena aqui e acolá, mas nada que dê para minimizar mais um título do Rubro-negro. O Flu foi valente, mas tecnicamente é inferior, fisicamente até compensa, mas não foi o suficiente. O Flamengo conquistou o tri do carioca e agora soma 37 títulos do estadual, é o maior campeão do estado do Rio de Janeiro.
Grêmio mais uma vez campeão e São Paulo volta a erguer uma taça com méritos
O último título do São Paulo, havia sido o da Copa Sul-Americana em 2012. Agora sim, o tricolor volta a ser campeão paulista após 15 temporadas, o São Paulo fez uma excelente primeira fase e foi muito bem no mata-mata, inclusive, foi melhor na finalíssima no Morumbi.
O adversário na decisão foi o poderoso Palmeiras. O Verdão é mais completo e eficaz, mas o tricolor nesse Paulistão jogou um futebol mais ofensivo e com o título paulista pode ajudar a administrar um peso nas costas e continuará, mesmo com o título, afinal de contas, é um título importante, mas o 22º título paulista não satisfaz as pretensões da torcida e nem do clube.
Em Porto Alegre, o Grêmio segurou o Inter e conquistou o 40º título do Campeonato Gaúcho, o 4º em sequência, é o segundo maior campeão. Isso porque o maior campeão é o Inter, rival na decisão, no primeiro jogo o Inter começou melhor e depois o Grêmio superou e venceu, nesse segundo jogo foi um pouco diferente, mas o Inter segue taticamente inferior ao Grêmio, nos últimos anos, o Grenal tem sido vencido pelo lado azul do Rio Grande do Sul, existe um domínio nos últimos anos.
Agora, conhecidos os campeões estaduais, a expectativa se volta para o Brasileirão, que começará no dia 29 de maio, isto é, no próximo sábado.