Por Loui Jordan
Na manhã deste domingo (11), às 11 horas, Flamengo e Palmeiras entraram em campo para disputa do título da 2ª edição da Supercopa do Brasil. Defendendo o título do Campeonato Brasileiro, o Flamengo se consagrou bicampeão da Supercopa em um jogo eletrizante, já o atual campeão da Copa do Brasil jogou bem, mas nos pênaltis teve vantagem e não aproveitou. O duelo foi digno dos dois melhores times do país atualmente.
1º Tempo
O jogo em Brasília começou com o Palmeiras pressionando quando não tinha a bola, mas isso durou pouquíssimo tempo. O verdão abriu o placar com pouco mais de 1 minuto, quando Felipe Melo interceptou a saída de bola do Flamengo e de cabeça deu um passe para Raphael Veiga, que deu um drible simples, rápido e eficaz, saiu na frente do gol de Diego Alves e sem dificuldade fez o gol.
Depois desse início com linhas altas, o Palmeiras recuou ao mesmo passo que o Flamengo impôs seu estilo ofensivo. O que se desenhou a partir dos 5 minutos, foi o Rubro-negro com a posse de bola e tendo dificuldades na criação, já o Palmeiras estava preparado para o contra-ataque.
O Fla só conseguiu ser perigoso e fazer o gol em jogadas individuais, aos 22 minutos em bela trama de Arrascaeta e Felipe Luís, o lateral do time carioca fez bela jogada individual e chutou na trave, a bola sobrou praticamente no pé de Gabigol que empatou. Logo após o gol que colocou igualdade na partida, ambas as equipes criaram uma chance de gol, Luan do lado Paulista e Bruno Henrique do lado carioca.
Somente no final da primeira etapa o 3º gol do jogo aconteceu, em jogada de muita inteligência, Arrascaeta abriu espaço e finalizou no contrapé do goleiro adversário e Weverton nem foi na bola, 2 a 1 Flamengo, quando o cronometro marcava 48 minutos. Foi um gol muito consciente do meia Uruguaio.
Os primeiros 45 minutos foram intensos, o Flamengo foi “posicional” em certos momentos e isso contribuiu para pouca eficácia no início do jogo, já o Palmeiras deixava alguns espaços vazios na marcação, principalmente no meio de campo, o que resultou em certos cartões amarelos. Ademais, ainda no 1º tempo o técnico, Abel Ferreira, do Palmeiras, foi expulso por reclamação. Em suma, foi um grande jogo, jogo bem jogado por equipes muito qualificadas.
2º Tempo
A segunda etapa começou de forma parecida com a primeira, com o Palmeiras mais intenso na pressão e isso se prolongou durante todo etapa complementar. Em desvantagem no marcador, o Verdão estrategicamente mudou sua proposta de jogo e foi pra cima, subiu as linhas e alugou o campo do Flamengo, não chegou a fazer um bombardeio ofensivo, assim como o Flamengo em nenhum momento do jogo o fez, mas o Palmeiras foi mais eficiente e ativo no ataque no 2° tempo. O Fla até criou com Gabigol e Vitinho, assim como o Palmeiras assustou com Gustavo Gómez e Gabriel Veron.
Com mais ímpeto ofensivo, o time dirigido por Abel Ferreira empatou.
Após um passe errado de Everton Ribeiro, Rony ficou no mano a mano com Rodrigo Caio, embora a jogada tenha se desenhado para a lateral da grande área, o zagueiro flamenguista segurou duas vezes a camisa do atacante rival e o árbitro não titubeou ao marcar o pênalti, que aliás foi bem convertido por Raphael Veiga, 2 a 2 aos 28 minutos.
Com uma nova igualdade no placar, o jogo esfriou seu ritmo, mas alguns sustos foram impostos ao Verdão, mas o arqueiro palmeirense foi bem. Em um resumo, na primeira etapa o Flamengo foi mais ofensivo e mereceu a vitória parcial, na segunda etapa o Palmeiras se propôs a ser mais agressivo e foi eficiente para empatar.
Cobranças de Pênaltis
Raphael Veiga – gol (Palmeiras)
Arrascaeta – gol(Flamengo)
Gustavo Gómez – gol (Palmeiras)
Felipe Luís – travessão (Flamengo)
Gustavo Scarpa – Gols (Palmeiras)
Matheuzinho – goleiro defendeu (Flamengo)
Luan – goleiro defendeu (Palmeiras)
Vitinho – Gol (Flamengo)
Danilo – goleiro defendeu (Palmeiras)
Gabigol – gol (Flamengo)
Alternadas
Viña – gol (Palmeiras)
João Gomes – gol (Flamengo)
Gabriel Menino – goleiro defendeu (Palmeiras)
Pepê – goleiro defendeu (Flamengo)
Verón – gol (Palmeiras)
Michael – gol (Flamengo)
Mayke – goleiro defendeu (Flamengo)
Rodrigo Caio – gol (Flamengo)
Resultado: FLAMENGO 2 X 2 PALMEIRAS (6-5 nos pênaltis)
Flamengo campeão mais uma vez!
Com o título confirmado após a 18ª cobrança de pênalti, o Flamengo demonstra que mesmo em um jogo nivelado por cima, teve seus méritos, é um time cujo o estilo é mais ofensivo, o Verdão é mais estratégico e possui seus brilhos. Além do troféu, o Flamengo embolsa R$ 5 milhões e o Palmeiras R$ 2 milhões.